Éden Valadares defende unidade para escolha de sucessor na presidência do PT Bahia
Petista enfatizou que foco é concluir mandato coordenando Processo de Eleição Direta (PED) democrático e participativo

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), Éden Valadares, afirmou, nesta quarta-feira (12), que vai defender a unidade da sigla em torno do nome de seu sucessor. Em entrevista à Rádio Baiana FM, Éden enfatizou que seu foco é concluir o mandato coordenando um Processo de Eleição Direta (PED) democrático e participativo.
“Esperamos fazer um grande PED (Processo de Eleição Direta), um grande processo de mobilização, transparente, limpo, com igualdade de disputa entre as correntes e que a gente produza sempre a maior unidade possível sempre tendo um partido mais junto da classe trabalhadora, mais renovado, mais inovado e cada vez mais na luta”, destacou.
O petista também voltou a justificar a decisão de não tentar a reeleição no partido, e explicou que um dos fatores foi o compromisso com a renovação interna do partido. “O maior entusiasta da renovação é o senador Jaques Wagner”, declarou.
Um dos pontos defendidos pelo petista, é de que a sigla precisa se aproximar, cada vez mais, da nova classe trabalhadora, que está em constante transformação, desde a fundação do partido, há 45 anos.
Renovação e oxigenação
Como exemplo do processo de renovação do partido, Éden mencionou alguns nomes que já lançaram pré-candidaturas à presidência da legenda. Entre eles, estão: Liu, do MST; Ellen Coutinho, membro do Diretório Nacional do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo; e Sandro Magalhães, presidente do PT de Serrinha.
“Então já fico feliz. O que penso é que se já cumpri meu ciclo, Jonas também cumpriu, Everaldo também cumpriu, esses nomes são lembrados, claro, porque eles são ex-presidentes do PT, mas penso, insisto, que é hora de a gente dar oportunidade a novas pessoas para formar novas lideranças”, disse.
Valadares observou que a classe trabalhadora passou por mudanças significativas ao longo dos anos, e que o PT precisa se modernizar para seguir representando essa nova realidade.
“Nada mais natural do que o PT se modernizar, inovar, se atualizar para seguir dialogando, representando e liderando essa classe trabalhadora”, completou.
Trajetória e avanços
Sobre sua presidência, Éden destacou seu trabalho em diversas frentes, como a transparência financeira do partido e a profissionalização das finanças de campanha.
“Como o de dar transparência e um controle maior sobre as finanças da legenda, sanar e profissionalizar as finanças de campanha, do Fundo Partidário e de um processo mais democrático de distribuição do Fundo Eleitoral”, afirmou.
Ele se mostrou satisfeito com as melhorias que foram implementadas na gestão financeira e a forma como essas mudanças ajudaram a fortalecer a estrutura interna do PT. O dirigente também lembrou os avanços na comunicação do partido, que passou a interagir de forma mais eficaz com a militância e a imprensa.
“Tivemos um desafio grande, acho que nisso nós avançamos muito, é atualizar a comunicação do PT. Quando nós chegamos na presidência, a gente vivia muito atrasado, era um partido muito analógico e a gente fez investimento grande de contratação de pessoal, de qualificação da nossa equipe“, disse.
Ele destacou o esforço para modernizar a comunicação do PT, especialmente nas mídias digitais, com a intenção de aproximar a base da legenda. Valadares enfatizou que um dos maiores desafios durante sua gestão foi modernizar a comunicação do partido, especialmente no que se refere à presença digital. Segundo ele, houve um grande esforço para atualizar o PT em termos de comunicação e aproximá-lo da sua militância.
“A gente fez investimento grande de contratação de pessoal, de qualificação da nossa equipe, de participação dos dirigentes nesse processo de comunicação, sobretudo nas mídias digitais“, explicou.
Além disso, ele destacou que o PT dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da presença em territórios, com foco nas regiões do estado, por meio dos Encontros Territoriais do PT.
“Agora, por meio dos Encontros Territoriais do PT, a legenda irá avançar na territorialização do partido no estado“, anunciou Valadares.
Ele aponta que o PT deve se manter atualizado para continuar a representar a classe trabalhadora, cujas demandas e perfil têm mudado significativamente.
“Eu penso, insisto, que é hora de a gente dar oportunidade a novas pessoas para formar novas lideranças e seguir o desafio de renovar, inovar, modernizar”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'