Futuro presidente do Banco Central elogia apoio de Campos Neto na transição: ‘Super gentil e generoso’

Galípolo destacou a colaboração do atual presidente, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 02/12/2024 19:40 • Política
Futuro presidente do Banco Central elogia apoio de Campos Neto na transição: ‘Super gentil e generoso’ - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou a postura do atual comandante da instituição, Roberto Campos Neto, durante o processo de transição de cargo. Em palestra no Fórum Político da XP Investimentos, realizada em São Paulo nesta segunda-feira (2), Galípolo destacou a colaboração de Campos Neto, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

“Estive agora no BIS e o Roberto está sendo super gentil e generoso nesse processo de transição. Dentro desses processos, uma coisa que ele fez foi me levar ao BIS”, afirmou Galípolo.

Durante o evento, Galípolo relatou que, no encontro do BIS, foi recebido pelos membros do conselho, composto por banqueiros centrais de diversos países. Ele mencionou que frequentemente recebeu questionamentos sobre o cenário econômico brasileiro, especialmente a relação entre a taxa básica de juros elevada (11%) e o pleno emprego no país. “Só para eu entender, então você está com uma taxa de 11%, está no pleno emprego? Eu falei, é”, explicou, destacando a curiosidade internacional sobre o Brasil.

Galípolo também enfatizou o orgulho em participar da primeira transição de comando do Banco Central após a aprovação da autonomia da instituição. “Fui recebido muito bem dentro do BC por todos os diretores, por toda a equipe técnica, e eu fico muito contente que a gente esteja conseguindo demonstrar essa estabilidade e fortaleza institucional do BC”, afirmou. “Acho que isso é um pilar importante para sustentar a economia brasileira, que a gente consiga preservar isso.”

Além disso, Galípolo aproveitou para agradecer aos três novos indicados à diretoria do Banco Central, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ao próprio Campos Neto pela condução do processo de escolha e transição.

“Estou muito contente com o time que a gente tem no Banco Central, e vai ser muito bom para todos nós contar com os três”, disse. “E agradecer também ao presidente Lula, ao ministro Fernando Haddad, ao Roberto, a todo mundo com quem eu pude conversar, dialogar, e a confiança de permitir a gente apresentar os nomes.”

Os novos indicados incluem Nilton David, chefe de Tesouraria do Bradesco, que assumirá a diretoria de Política Monetária no lugar de Galípolo; Gilneu Vivan, do departamento de Regulação do Sistema Financeiro, que ocupará a diretoria de Regulação; e Izabela Correa, secretária de Integridade Pública da CGU, que ficará à frente da diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina Barros.

Conforme comunicado divulgado pelo Banco Central na última sexta-feira (29), os nomes serão submetidos ao Senado Federal para sabatina. A aprovação pelos senadores é o último passo antes da posse oficial dos indicados.

Redação

Redação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa -
Cidades 20/04/2025 às 12:15

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa

‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador


Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’ -
Internacional 20/04/2025 às 11:24

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’

Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice


Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões -
Cidades 20/04/2025 às 10:33

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões

Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares


Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality -
BBB 25 20/04/2025 às 09:42

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality

Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira


Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular -
Política 20/04/2025 às 08:51

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular

Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos


Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã -
Cidades 20/04/2025 às 08:00

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã

Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno


Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro -
Política 20/04/2025 às 07:30

Líder do PL se opõe a projeto alternativo que reduz penas para envolvidos no 8 de Janeiro

Segundo Sóstenes Cavalcante, estratégia da legenda continua sendo pressionar pela votação do projeto original da anistia


Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa -
Cidades 20/04/2025 às 07:00

Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa

Missa solene, ritos centenários e programação intensa marcam encerramento da Semana Santa no Centro Histórico


Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’ -
Coluna Ohh! 19/04/2025 às 23:00

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’

Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois


Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa -
Cidades 19/04/2025 às 22:10

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa

Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)