Leo Prates desconversa sobre possibilidade de assumir alguma secretaria na nova gestão de Bruno Reis
Deputado federal defende eleição de Flávio Matos no 2º turno de Camaçari e de Elmar Nascimento na Câmara dos Deputados
Equipe M!
O presidente do PDT em Salvador, deputado federal Leo Prates, afirmou, na manhã desta terça-feira (22), que irá se reunir com o prefeito reeleito Bruno Reis (União Brasil) no período da tarde, mas não quis adiantar sobre o assunto. Em entrevista ao Portal M!, questionado sobre a possibilidade de assumir alguma secretaria no segundo mandato de Bruno, ele desconversou e defendeu que o gestor municipal deve ter livre arbítrio para decidir o seu futuro secretariado.
“O prefeito é livre para fazer o secretariado dele. Acho que todos os partidos, todos os políticos que apoiam o prefeito, tem que dar a ele a liberdade para ele escolher o melhor secretariado para fazer a melhor gestão para o povo de Salvador. Porque o que interessa é o povo de Salvador. Então, Bruno tem a minha confiança e o meu apoio para escolher o melhor secretariado, o melhor time que ele entenda para fazer uma excelente gestão, a partir de 2025”, afirmou.
Leo Prates foi secretário de Bruno Reis em 2022, quando atuou na Secretaria Municipal de Saúde, antes de concorrer à Câmara dos Deputados. Ele também já havia sido integrante do secretariado do ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), na pasta de Promoção Social e Combate.
Mesmo sendo cotado como candidato a prefeito, o presidente municipal do PDT já adiantou que não deve disputar a Prefeitura de Salvador em 2028. Segundo ele, a única certeza que tem é que vai concorrer à reeleição na Câmara dos Deputados em Brasília em 2026.
“Quanto à próxima eleição, eu posso dizer a vocês que eu vou ser candidato à reeleição. É isso que eu estou focado e dedicado, e eu acho que é isso que eu tenho que fazer nesse momento. Apoiar o Brasil, a Bahia, lá em Brasília, e poder também ajudar aí o prefeito Bruno Reis, que eu apoiei, que eu participo do projeto dele, a fazer uma belíssima gestão na cidade de Salvador a partir de 2025, ainda melhor do que a primeira”, declarou.
Ainda em entrevista ao Portal M!, Leo Prates também defendeu que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil), se candidate novamente ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
“Estou no PDT, estou muito feliz aqui. O ministro Lupi, o presidente Félix sempre vem me prestigiando. A minha trajetória política é ao lado do prefeito Bruno Reis e ao lado do prefeito ACM Neto. Eu só tive na minha vida um grupo político. Então, eu volto a dizer, o que o meu grupo político entender, e aí a liderança é de Bruno Reis e de ACM Neto, como o melhor time para administrar o Salvador, tem o meu apoio. Inclusive, ACM Neto, caso seja candidato a governador, terá o meu apoio, o meu entusiasmo. Carregarei, balançarei a bandeira dele, entregarei de santinho a panfleto, porque entendo que ele é o melhor para a Bahia”, complementou.
Camaçari
Sobre a eleição acirrada no 2º turno da cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o deputado federal reafirmou o seu apoio ao vereador Flávio Matos (União Brasil). A disputa do presidente da Câmara Municipal de Camaçari é contra o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) no próximo domingo (27).
“Há cenários apertados em todo o Brasil, o que a gente pode dizer é que Flávio Matos tem a nossa confiança. É um rapaz jovem, que mostrou o seu valor. Com apenas oito anos de mandato foi presidente da Câmara, o que não é fácil, sei porque já fui presidente da Câmara aqui em Salvador. É um cara que conhece muito bem a cidade de Camaçari”.
“Eu volto a dizer, a eleição é para prefeito e a cidade vai definir o líder que vai administrar o seu destino a partir de 27 de outubro e de 1 de janeiro de 2025. Eu entendo que Flávio Matos é melhor para o povo de Camaçari. É um filho da terra, que tem uma paixão enorme e está preparado pra ser o melhor prefeito da historia de Camaçari”, reiterou.
Presidência da Câmara dos Deputados
Três políticos disputam a presidência da Câmara dos Deputados: Elmar Nascimento (União-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo Leo Prates, o seu apoio continua sendo a Elmar, que é um dos líderes do grupo político composto por Bruno Reis e ACM Neto.
“O meu apoio é para Elmar Nascimento. Para mim, política se faz com credibilidade. Palavra dada é palavra comprida. Porém, se Elmar decidir por algum motivo não ser candidato, a minha tendência é seguir com o presidente Arthur Lira. Então, a minha posição é clara. Eu dei a palavra a Elmar Nascimento, que é um grande quadro do meu grupo político, e vou com ele até onde ele entender que deve ir. Espero que ele ganhe a eleição. Confio na vitória de Elmar. É um quadro que conhece bem a Câmara. Eu acho que será o melhor presidente da Câmara dos Deputados no Brasil”, ressaltou.
Caso Elmar decida não se candidatar à presidência, o deputado federal disse que seguiria o candidato escolhido pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Inicialmente, Lira estaria apoiando Elmar, porém, depois de uma rusga entre os dois, ele passou a defender a candidatura de Motta. Porém, nesta última segunda-feira (21), o presidente afirmou que anúncio de seu posicionamento oficial sobre quem irá apoiar será somente após os resultados do 2º turno das eleições municipais que acontecem no próximo domingo em todo país.
“Se Elmar em algum momento decidir não disputar a eleição, meu caminho é com o presidente Arthur Lira, que foi muito generoso comigo. Quando Lira e Elmar se afastaram, eu já tinha dado a palavra a Elmar, e a palavra dada é comprida. Além do que, eu tenho uma relação de amizade com Elmar. Mas eu vi falando diversos compromissos, a minha posição vai com muita clareza, eu não participei de compromisso secundário nenhum, o meu compromisso é com a candidatura de Elmar. Eu disse a Elmar, do meu carinho com o presidente Lira, mas por ser baiano, por ter dado a minha palavra, eu fico com o Elmar. O Elmar decidido, com esse acordo que ele fez, seguir com outra candidatura, com todo o respeito ao deputado Antonio Brito, a minha tendência é seguir com o presidente Arthur Lira”, finalizou.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de interferência em processo do pai
Denúncia aponta atuação internacional para pressionar ministros e alterar o curso da ação penal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Tiago vive ano decisivo no Bahia, entra para grupo histórico e supera marca inédita desde 2012
Atacante formado na base alcança dez gols na temporada e se junta a lista rara de revelações com desempenho acima da média
PIB da Bahia cresce 2,3% em 2023, mas estado registra sétimo menor desempenho do país, aponta IBGE
Resultado marca o terceiro ano seguido de avanço, embora abaixo da média nacional e entre os menores desempenhos do país
Prefeitura entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor no Rio Sena e bairro chega a 826 imóveis beneficiados
Programa municipal completa dez anos com mais de 60 mil famílias atendidas em Salvador
SSP-BA anuncia redução de 42% nas mortes violentas em meio a cerco contra crime organizado no Recôncavo
Operações com Policiamento Orientado pela Inteligência bloquearam R$ 6 bilhões e apreenderam armas de alto calibre
Desocupação cai para 8,5% e Bahia registra melhor desempenho em 13 anos no mercado de trabalho
Estado alcança nível recorde de ocupação, redução do desalento e avanço no rendimento real, com melhora simultânea na capital, RMS e interior
Fábio Mota oficializa candidatura à reeleição no Vitória e apresenta composição da chapa
Atual presidente lançou a chapa 'Leão Colossal', que reunirá nomes indicados para disputa dos principais conselhos rubro-negros
Explosão no Tatuapé deixa um morto, dez feridos e causa interdição de 23 imóveis em São Paulo
Imóvel funcionava ilegalmente como depósito de fogos e teve estrutura destruída, provocando danos em casas e comércios da região
Desemprego cai para 5,6% e Brasil registra menor taxa em 10 anos; Bahia segue movimento de recuperação
Queda da desocupação atinge maioria dos estados e impulsiona avanço da ocupação, renda e geração de vagas formais
FGV: 70,1% dos trabalhadores conseguem pagar despesas básicas, maior taxa da série
Levantamento do Ibre mostra melhora na renda e impacto do mercado de trabalho na capacidade de pagamento das famílias