Ministério da Saúde expande público-alvo e reforça vacinação contra dengue em novos municípios
A vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (14), uma nota técnica destinada a todos os estados e ao Distrito Federal, atualizando as orientações sobre o uso da vacina contra a dengue. A medida visa ampliar o público-alvo do imunizante e possibilitar a redistribuição temporária de doses com validade prestes a vencer para novos municípios.
O objetivo da pasta é garantir que todas as doses adquiridas sejam aplicadas, expandindo a proteção contra a doença.
As doses com prazo de validade expirando em até dois meses poderão ser realocadas para cidades que ainda não estão recebendo a vacina contra a dengue ou aplicadas em faixas etárias ampliadas, abrangendo pessoas de 6 a 16 anos.
Já as doses que vencerão em um mês poderão ser aplicadas em indivíduos de 4 a 59 anos e 11 meses, conforme o limite etário indicado na bula do imunizante.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do público-alvo dependerá da quantidade de doses disponíveis e das condições epidemiológicas de cada estado e município. As unidades federativas deverão informar a pasta sobre a implementação dessa estratégia temporária de ampliação da vacinação. Todas as doses aplicadas deverão ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde, garantindo o acompanhamento do processo e a aplicação da segunda dose.
Busca Ativa
Em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram efetivamente aplicadas. A situação é especialmente alarmante entre os adolescentes: cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, o que compromete a eficácia da imunização.
Por isso, a pasta orienta estados e municípios a intensificarem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando os cidadãos que ainda não completaram o ciclo vacinal.
Em 2024, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 10 a 14 anos que reside em áreas prioritárias, conforme critérios baseados no cenário epidemiológico da doença e em decisões acordadas com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite.
O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. A imunização teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, tem sido ampliada, atingindo atualmente 1.921 municípios.
Morte por dengue
Uma menina de 11 anos foi a primeira vítima fatal da dengue em 2025. A criança, residente na região de Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, faleceu no dia 30 de janeiro. A SMS-SP continua investigando se a criança tinha algum histórico de problemas de saúde. “Pessoas com condições crônicas, como diabetes, anemia, asma, doenças cardíacas, entre outras, estão mais propensas a sofrer agravamentos”, alerta Renato Kfouri, infectologista pediátrico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).
O Brasil dispõe de uma vacina contra a doença, a Qdenga, fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda. O imunizante começou a ser disponibilizado na rede privada em julho de 2023 e foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do mesmo ano.
O esquema vacinal consiste em duas doses. De acordo com a fabricante, a vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações após 18 meses.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países