Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira e recebe homenagem de Caetano Veloso
Caetano Veloso, Alcione e Alceu Valença destacaram a importância da artista para o cenário musical

A cantora e ícone da MPB, Maria Bethânia, celebra, nesta quinta-feira (13), 60 anos de carreira. Dona de uma voz marcante e de inúmeros sucessos, Bethânia nasceu em Santo Amaro, interior da Bahia, no ano de 1946, e é a filha caçula do casal Canô Velloso e Zeca Velloso e irmã do também cantor Caetano Veloso.
Homenagem de Caetano
Por meio das redes sociais, Caetano relembrou momentos que teve com Bethânia ao longo dos anos de carreira, comparando a voz de ambos e chamando as semelhanças entre elas de “elementos genéticos”.
“Conheço a voz de Bethânia desde dentro. Ela foi se desenvolvendo pertinho de mim e tinha os elementos genéticos que estão presentes na minha própria voz, na de meus outros irmãos e na de meus filhos. Sua voz também sempre foi assim, peculiar, com tons de cobre e de água-marinha. É uma textura que veicula sentimentos de inteligência intensos e imediatos. É uma voz pessoal, indissociável, e desde sempre atada à música através da poesia”, disse Caetano no vídeo publicado.
Ainda na postagem, o cantor agradeceu os anos de parceria e afirmou que “o Brasil, o palco, o Recôncavo, a língua portuguesa, a canção, nossos corações e nossas medulas agradecem todos os dias pela existência de Bethânia”.
Mais homenagens
Quem também celebrou a data foi Alceu Valença, que conheceu a cantora em 1985, quando ela havia acabado de lançar Na Primeira Manhã. Em entrevista à New Mag, o cantor interpretou a música Janeiro a Janeiro em homenagem à amiga. “Pra começar, eu vou te amar o ano inteiro / De janeiro a janeiro, meu amor, sem atropelo […] Parabéns, Maria Bethânia, por seus 60 anos de carreira! Você é brilhante como estrela, uma constelação. Beijão!”.
Já a ‘Marrom’, Alcione, chamou Bethânia de irmã. “Bethânia é verdadeira. Ela é de verdade, não faz tipo, não segue modismos. Além de uma intérprete impecável, sua dedicação ao trabalho também é primorosa. Tenho a honra de tê-la como amiga e como irmã”, escreveu.
“Maria Bethânia inscreveu seu nome definitivamente na história da música brasileira quando substituiu Nara Leão no Opinião, cantando a plenos pulmões a icônica Carcará. Bethânia é uma artista que não canta somente com a voz, leva junto seu gestual com tal força que envolve corpo e espírito de forma inigualável. Sua voz grave e marcante fez dela um dos maiores expoentes da nossa música”, destacou a cantora Joanna.
Maria Bethânia reflete sobre 60 anos de carreira
Em suas redes sociais, a cantora lembrou da primeira apresentação que marcou o início de sua trajetória e afirmou se tratar de um “dia mágico”.
Início da carreira de Maria Bethânia
Quando tinha 14 anos, a cantora se mudou para Salvador com o objetivo de concluir os estudos na capital baiana. No entanto, foi na cidade que começou a se envolver com o cenário musical local.
A primeira vez que Bethânia subiu ao palco foi em 1963, no show Boca de Ouro, cantando sua versão de Na Cadência do Samba, de Ataulfo Alves.
Mas foi em 1964 que a cantora deu início à sua carreira profissional, apresentando-se no espetáculo Nós, Por Exemplo, no Teatro Vila Velha, quando tinha 18 anos. O espetáculo também serviu como trampolim para as carreiras de outros estreantes que viriam a ser estrelas da MPB, como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Tom Zé, Djalma Corrêa, Fernando Lona, Antônio Renato e Roberto Santana.
Mais Lidas
Marcos Veras celebra primeira vez no Carnaval de Salvador: ‘Estou em êxtase’
Coluna Ohh!
Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’
Preta Gil recebe visita do ex-marido após alta hospitalar: ‘Te amo’
Luciana Gimenez passa por cirurgia e revela motivo do procedimento
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'