Lula reúne ministros para discutir novas ações contra incêndios que devastam o país
Encontro com ministros e especialistas busca novas estratégias para combate ao fogo e apurações de crimes ambientais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, nesta segunda-feira (16), uma reunião com ministros das áreas ambiental e política para debater novas medidas de combate aos incêndios que afetam diversas regiões do Brasil. O encontro visa traçar estratégias mais efetivas diante da crescente ameaça das chamas.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentará um relatório detalhado contendo um mapa das áreas já atingidas pelos incêndios e as projeções de ações necessárias para os próximos passos. Durante a reunião, serão analisadas as estratégias que devem ser implementadas no curto prazo para conter a situação.
Além de Marina, o encontro contará com a presença de representantes do ICMBio, do Ibama, de cientistas e de ministros chave do governo, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, o ministro da Casa Civil Rui Costa e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Essas novas medidas, discutidas entre os presentes, poderão ser anunciadas já no término da reunião. A urgência em se adotar ações concretas aumenta à medida que os focos de incêndio continuam a surgir em várias regiões.
Ministros envolvidos no combate às chamas relatam que há fortes indícios de incêndios criminosos, o que agrava ainda mais a situação. “A gente apaga 10 focos, eles fazem mais 10”, disse um dos ministros em entrevista ao blog.
Incêndio se aproxima da Granja do Torto
No domingo (15), o fogo chegou perto da Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O presidente Lula sobrevoou a área e descreveu, em suas redes sociais, o incêndio como sendo de “grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país”. Ele estava acompanhado da primeira-dama Janja durante a inspeção aérea.
“O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas. A Polícia Federal tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes contra o nosso país”, destacou o presidente em publicação.
Medidas do STF para combate ao fogo
O domingo também foi marcado por uma decisão importante do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. O ministro autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora da meta fiscal até o fim do ano, permitindo a alocação de recursos financeiros, sem impacto nos balanços do governo, exclusivamente para o combate aos incêndios. As chamas já atingem 60% do território nacional, intensificando a necessidade de ações emergenciais por parte do governo.
Leia também:
Omar Aziz diz que vai lutar para retirar do ar sites de apostas esportivas
Julgamento de Lessa e Élcio no caso Marielle é agendado para outubro
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia