Júnior Muniz propõe criação do código de proteção a autistas na Bahia
Projeto estabelece direitos, incentiva inclusão e garante prioridade em serviços para pessoas com TEA no Estado

No retorno das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Júnior Muniz (PT) apresentou, na segunda-feira (10), um projeto de Lei que propõe a criação do Código de Proteção aos Portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta estabelece medidas para garantir direitos fundamentais, inclusão social e proteção contra discriminação.
Principais diretrizes do projeto
Segundo o Júnior Muniz, o projeto estabelece diretrizes essenciais para assegurar a inclusão e os direitos das pessoas com TEA. Entre os pontos principais, destacam-se:
- Atendimento prioritário: pessoas diagnosticadas com TEA devem ter prioridade em estabelecimentos públicos e privados, conforme a legislação vigente;
- Educação inclusiva: incentiva escolas a adotarem práticas pedagógicas inclusivas e a capacitarem profissionais da educação;
- Mercado de trabalho: propõe incentivos para a contratação de pessoas com TEA por empresas privadas;
- Campanhas de conscientização: estimula iniciativas para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a realidade dos autistas e seus desafios.
Segundo o deputado estadual, a proposta não gera custos adicionais ao Estado, respeitando a Constituição baiana, que veda a criação de despesas sem previsão orçamentária. “O projeto se fundamenta na regulamentação de direitos já previstos em normativas federais, além de incentivar a participação da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil na inclusão e acolhimento das pessoas com TEA”, explicou o petista.
Outras iniciativas voltadas ao autismo
Júnior Muniz também é autor de outras propostas que visam beneficiar a comunidade autista na Bahia. Entre elas, está o projeto que cria o “Certificado Colégio Amigo do Autista”, concedido a escolas que promovem a inclusão de alunos com TEA.
Outra iniciativa do petista já aprovada e em vigor é a lei que garante meia-entrada para pessoas com TEA e seus acompanhantes em eventos culturais, artísticos e desportivos. A norma amplia o acesso à cultura e ao lazer, contribuindo para a inclusão social dessa parcela da população.
Além disso, o deputado estadual Vitor Azevedo (PL) também apresentou um projeto de Lei na AL-BA que propõe prioridade para alunos autistas na matrícula da rede estadual de ensino. A proposta, protocolada em 24 de janeiro, estabelece que escolas mais próximas à residência do aluno com TEA devem priorizar sua matrícula.
“O objetivo principal do projeto é assegurar um acesso mais facilitado e equitativo ao ensino, promovendo qualidade de vida para as famílias e respeitando as necessidades específicas dos alunos com TEA. Para crianças com TEA, a manutenção na escola representa um momento crítico, marcado pela necessidade de apoio constante dos responsáveis, que, muitas vezes, são chamados a colaborar com a equipe pedagógica para promover o desenvolvimento integral do aluno”, justificou Azevedo.
O que é TEA?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por alterações nas funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos uma a cada 100 crianças no mundo está dentro do espectro.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2021, foram realizados cerca de 9,6 milhões de atendimentos ambulatoriais a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões voltados ao público infantil com até 9 anos de idade. “A aprovação deste projeto será um avanço significativo para a proteção e a inclusão das pessoas com TEA na Bahia, reforçando o compromisso do poder público com a dignidade, a cidadania e a igualdade de oportunidades”, concluiu Muniz.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países