José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025

Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir ‘Princesinha do Sertão’


Osvaldo LyraOtávio Queiroz
Osvaldo Lyra e Otávio Queiroz 09/04/2025 10:03 • Política
José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025 - Divulgação/PFS

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), fez, nesta quarta-feira (8), um balanço dos seus primeiros 100 dias de gestão à frente do Executivo municipal em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra. Ao comentar o cenário que encontrou ao reassumir a prefeitura e os desafios enfrentados desde o início do ano, o gestor destacou avanços em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, limpeza pública e, principalmente, o reequilíbrio financeiro do município.

“Acho que falar da gente mesmo é meio difícil, meio estranho, né? Mas o que posso lhe dizer é o seguinte: havia um grande número de trabalhadores sem receber dois, três meses de salários. Hoje todos estão recebendo em dia. Está todo mundo em dia”, afirmou o prefeito.

Metas da gestão

Além do pagamento dos salários atrasados, José Ronaldo também disse que outra meta, a de zerar a fila de marcação de exames e consultas complexas no município, foi cumprida. “Firmamos com o povo de Feira o compromisso de zerar em 100 dias os exames e marcações. Estamos recebendo o levantamento até amanhã [quinta-feira (10)] e acredito que vamos cumprir isso totalmente”, garantiu.

O prefeito também ressaltou a atuação da gestão na recuperação da infraestrutura pública. De acordo com ele, houve avanços significativos na manutenção de estradas, recuperação do maquinário da prefeitura, manutenção de vias e limpeza urbana.

“Há uma sensação, segundo o povo da cidade, de que há uma transformação acontecendo. Claro que colocar os salários em dia, inclusive com 13º, em apenas 90 dias, é um avanço significativo”, avaliou.

Outro ponto enfatizado foi o planejamento de obras e investimentos em educação. José Ronaldo anunciou a construção de quatro grandes colégios na cidade, com recursos já assegurados e obras iniciadas.

“Há uma semana, dei ordem de serviço para quatro colégios com investimento significativo. Outras licitações já estão publicadas e estamos elaborando projetos que prometemos na campanha”, disse.

Entre os compromissos assumidos, ele citou a elaboração de projetos para resolver problemas de alagamento em oito pontos da cidade, além da construção de parques nas lagoas urbanas. “Esses projetos estão saindo da fase básica para o projeto executivo. Vamos realizar todas essas obras. São grandiosas e estamos cumprindo o que prometemos”, afirmou.

Ao ser questionado sobre a relação com a Câmara de Vereadores de Feira de Santana, José Ronaldo foi direto. “É muito boa, excelente. É uma relação de muito respeito”.

Segundo ele, matérias importantes já foram aprovadas sem resistência no Legislativo. “Já aprovamos algumas matérias na Câmara sem nenhuma dificuldade. Inclusive, algumas foram aprovadas por unanimidade. A convivência é muito boa”, pontuou.

Investimentos em mobilidade

Em resposta à demanda da população por melhorias na mobilidade urbana, o prefeito afirmou que a gestão está atuando na recuperação e requalificação das vias públicas e na renovação da frota de ônibus da cidade. “Estamos melhorando as vias públicas, o piso, e elaborando projetos. Acredito que vamos melhorar mais de 50 vias com os projetos que estamos desenvolvendo”, afirmou.

Sobre o transporte público, José Ronaldo destacou o aumento no número de ônibus com ar-condicionado. “Já é significativo o número de ônibus com ar-condicionado circulando na cidade. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número e melhorar o atendimento ao povo de Feira de Santana”, disse.

Desafio da gestão

Questionado sobre qual considera ser o maior desafio atual da administração municipal, José Ronaldo afirmou que está na capacidade de manter o equilíbrio fiscal.

“Acho que o desafio de qualquer gestão é ter capacidade de fazer com equilíbrio fiscal, com equilíbrio das finanças. Isso é o mais importante em qualquer governo”, concluiu.

Preparativos para Micareta de Feira

Sobre a tradicional Micareta de Feira, o prefeito confirmou que os preparativos estão em curso e o evento vai acontecer. Ele destacou que já iniciou o diálogo com o Governo do Estado para garantir o apoio necessário à realização da festa. “Eu comecei, falei com o governador, o secretário [estadual] de Cultura [Bruno Monteiro] esteve aqui, nós conversamos e eu estou aguardando a definição do Estado”, explicou.

Segundo José Ronaldo, ainda não há uma resposta oficial sobre como será a participação do governo estadual, mas ele já solicitou apoio em áreas como segurança pública e atrações musicais. “Não existe micareta ou carnaval sem segurança pública, mas isso é da rotina. Solicitei apoio também em termos de bandas, mas ainda não tive resposta. Segundo informações, o secretário Bruno está analisando a questão”, informou.

A Micareta de Feira de Santana, um dos maiores eventos do calendário baiano, já está com várias atrações confirmadas e promete agitar a cidade, que neste ano, acontece mais tarde, entre os dias 1º e 4 de maio, já que historicamente o evento ocorre em abril. Grandes nomes do axé e da música brasileira estão entre os destaques dessa edição, incluindo Léo Santana, Bell Marques, Psirico, Mari Fernandez e Tony Salles.

Com o tema “Arte, Axé e Alegria”, o Carnaval fora de época também celebrará os 40 anos do axé music, gênero que revolucionou a música da Bahia e do Brasil. A micareta contará com Léo Santana, Bell Marques, Psirico e mais 25 atrações já estão confirmadas.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano -
Internacional 22/04/2025 às 12:07

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano

Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento


Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada -
Política 22/04/2025 às 11:30

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada

Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário


Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros -
Esporte 22/04/2025 às 11:05

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros

Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube


Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador -
Cidades 22/04/2025 às 10:34

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador

Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino


Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento -
Esporte 22/04/2025 às 10:02

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento

Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025


Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco -
Cidades 22/04/2025 às 09:32

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco

Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice


Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos -
BBB 25 22/04/2025 às 09:01

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos

João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs


Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse -
Cidades 22/04/2025 às 08:30

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse

Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse


Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos -
Política 22/04/2025 às 08:00

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos

Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção


SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade -
Cidades 22/04/2025 às 07:30

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade

Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)