Pular para o conteúdo
Início » Lar da Criança aposta na educação como meio de mudança social; conheça e ajude a instituição

Lar da Criança aposta na educação como meio de mudança social; conheça e ajude a instituição

Iraci Lopes de Souza Coimbra está à frente da iniciativa desde 1999

A pedagoga e diretora do Lar da Criança, Iraci Lopes de Souza Coimbra, se dedica integralmente à instituição que há 60 anos acolhe crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. À frente da instituição desde 1999, ela compreende a importância do projeto para transformar realidades.

“Onde tem criança tem conhecimento, tem aprendizado e tem esperança”, disse a educadora, que acredita que a educação e o afeto são meios de resgate de infâncias roubadas por realidades difíceis de um país desigual.

Em uma casa colorida e bem cuidada no bairro de Vila Laura, em Salvador, o Lar da Criança recebe crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O projeto, no entanto, começou em 1963, em Cosme de Farias, por iniciativa de uma funcionária pública do antigo Juizado de Menores. Dulce Maria Goulart de Freitas sonhava construir uma instituição que abrisse espaço para essas pequenas vidas que precisavam de ajuda.

“Na adolescência ela já tinha esse desejo de cuidar de crianças que viviam na rua. Foram muitos avanços de lá para cá. Desde 1999 nossa casa passou a ter um outro formato, um jeito de lar mesmo. A gente viu que a transformação se dava através dos projetos que temos aqui”, contou a gestora.

Dentre as muitas atividades oferecidas gratuitamente pelo lar, estão ballet, música, teatro e oficina de leitura. Em conjunto com as crianças e os adolescentes, o lar já produziu e publicou dois livros infantis: ‘A Casa Colorida’ (2022) e ‘Um Abacate No Nosso Quintal’ (2023), ambos falando sobre elementos que permeiam o dia a dia no espaço.

O afeto evidenciado por Iraci e por aqueles que fazem o Lar da Criança acontecer é importante para a construção de um espaço saudável de acolhimento e aprendizagem, contudo, tudo isso só é possível a partir da ajuda de colaboradores. “Há quatro anos que conseguimos, junto com a Unesco, o programa Criança Esperança, que nós abraçamos não apenas as nossas crianças, mas também as da comunidade próxima à instituição com os cursos de Ballet, Judô, Música e cursos para as mães, pois hoje muitas delas desenvolvem a sua renda por causa de cursos que realizaram aqui na instituição”, contou a gestora orgulhosa.

Demandas do Lar da Criança

Iraci Coimbra contou que, dentre as dificuldades da instituição atualmente, a maior delas é a manutenção do estoque de alimentos perecíveis, principalmente, proteínas, frutas, verduras e hortaliças. “São os produtos quem deixam a gente mais inquieta, aflita. Hoje tem e amanhã não tem”, desabafou.

Os gastos com consultas médicas e remédios também tiram o sonho da gestora. Ela reforçou que as demandas do Lar para o cuidado com a saúde dos menores têm crescido ultimamente. “A gente sabe que temos o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também sabemos das dificuldades dessa rede. Quando eles [crianças e adolescentes] chegam, tudo é para ontem. Por isso a necessidade de uma consulta particular, de buscar essas receitas nas farmácias”, explicou.

Você também pode ajudar

“O Lar da Criança está sempre de portas abertas para você que está pensando em como trabalhar, como ajudar uma organização como a nossa. […] A sua ajuda pode ser não só em dinheiro, para manter as nossas coisas e conseguir o que falta para a gente, mas também com o voluntariado. A sua presença aqui é importante para as nossas crianças”, apelou a diretora do espaço.

Você pode contribuir para Lar da Criança doando através do Pix: 15.243.884/0001-82. Para mais informações sobre o projeto ou sobre outras formas de doar, acesse o site da instituição clicando aqui, ou acesse a página oficial do Lar no Instagram: @lardacriancaacolhimento.

Conheça o Lar da Criança

Leia também:

Inspiramos! Veja o que mudou no ‘Lar Amor e Vida’ após reportagem

Lar Amor e Vida pede ajuda para a realização do maior desafio da instituição

Marcações: