A Fundação Lar Harmonia (FLH) se propõe a elevar o nível espiritual e psicológico das crianças que participam do projeto. A FLH se mantém a partir de doações e conta com trabalhos voluntários de profissionais para auxiliar o lado mental dos jovens de comunidades carentes, que muitas vezes não possuem este suporte.
A instituição, que também oferece serviços de saúde gratuitos à população de Salvador, tem o papel de acompanhar as crianças que estão expostas ao risco social, promovendo ações em prol de seu desenvolvimento na sociedade.
Desse modo, um dos atendimentos é em função do aspecto biopsicossocial. Essa iniciativa acontece através de atuação ética, por meio da realização de programas com assistência social e por um grupo multidisciplinar de voluntários, funcionários e parceiros da fundação.
A presidente do conselho da fundação, Cristiane Miranda, explicou o intuito da instituição no sentido de direcionar a vida dos jovens vulneráveis e ajudar no enfrentamento das dificuldades.
“A gente tem comunidades que sofrem muito com a realidade das drogas. Então, são questões difíceis para os jovens. Por isso, a gente busca oferecer alguns mecanismos a mais. A parte de acolhimento psíquico é uma das mais importantes, assim como a parte de incentivo esportivo”, destacou.
Núcleo de Psicologia
O Núcleo de Psicologia PsiHarmonia, que é uma das áreas de atuação da FLH, é responsável por prestar atendimento psicológico gratuito e voluntário à população carente de Salvador, com ênfase nas crianças da Creche-Escola Teresa Cristina.
Essa prática, idealizada pelo psicólogo Adenáuer Novaes, um dos fundadores da Fundação Lar Harmonia, atende principalmente as pessoas localizadas no entorno da instituição. Ou seja, o Bairro da Paz, especificamente a Baixa do Tubo, o Alto do Coqueirinho e a invasão de Itapuã.
Cristiane reforçou a importância de contribuir com suporte psicológico nas escolas da Lar Harmonia e citou que esse é um acompanhamento “diferencial” da fundação. Por outro lado, a presidente do Conselho comentou sobre o desafio de realizar esse atendimento voluntários às crianças de comunidades carentes.
“É um desafio muito grande. Imagine para essas crianças, para essas famílias aqui que são auxiliadas pela fundação, que passam por todo tipo de discriminação e todo tipo de dificuldade. São realidades muito duras que esses jovens passam, mas a gente pode oferecer um enfrentamento dessas dificuldades. Um suporte psicológico aqui, através dos voluntários, é um aspecto diferencial”, declarou.
Suporte e atendimento
Foto: Equipe M!
A presidente também pontuou que todos precisam de uma ajuda, principalmente essas crianças, em decorrência das questões emocionais que afetam, ainda mais, os jovens da atualidade.
“Todos precisam de um amparo. Atualmente, a gente vê que uma grande dificuldade das pessoas é lidar com a questão da mente. São muitos problemas emocionais, muitas depressões que precisam de apoio no acompanhamento”, complementou.
É importante destacar que, além do Núcleo de Psicologia, a Fundação Lar Harmonia também possui serviços voltados para a Promoção Social, Ambulatório Médico, Creche Escola, Escola Integral, Escola Fundamental, Lar de Idosos, Núcleo Jurídico e Oficinas Profissionalizantes.
Além disso, há a Escola Allan Kardec, que desperta um espírito crítico e a integração efetiva dos jovens na sociedade, fornecendo também avaliações educacionais e psicológicas, que se estendem à família das crianças.
Lado espiritual
No âmbito educacional, a Fundação Lar Harmonia possui três escolas em parceria com a Prefeitura de Salvador, abrigando cerca de 600 crianças em suas instituições. Desde a sua criação, com os esforços de Adenáuer Novaes, o princípio é auxiliar os jovens em condições vulneráveis.
Porém, a presidente do Conselho, que foi é uma das pessoas que acompanha a FLH desde a sua criação, ressaltou o “lado espiritual” de continuar fazendo esse trabalho, mesmo que a parte religiosa não seja ensina nas escolas e creches.
“A gente nem acredita na quantidade de pessoas que são auxiliadas no dia a dia da fundação. Nós temos um envolvimento muito grande da espiritualidade, que auxilia nesse trabalho. Apesar de que, em todos os trabalhos sociais da fundação, a gente não ensina a parte religiosa. Os dirigentes são espíritas, mas efetivamente as pessoas, os voluntários e as pessoas auxiliadas têm inúmeras religiões. Então, aqui não é para ensinar uma religião na área social, mas o apoio espiritual é fundamental para a gente constatar o que é feito”, comentou.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a supervisora do projeto, Mabel Novaes, enfatizou o amor que sente ao realizar os serviços, algo que também proporciona uma elevação em seu nível espiritual. “Eu considero que o meu trabalho aqui é basicamente fundamentado no amor. Quando a gente ama o que a gente faz, parece que tudo flui com tranquilidade e com leveza”, acrescentou.
Saiba como contribuir
Para contribuir com o Lar Harmonia, a principal questão destacada por Cristiane Miranda são os trabalhos voluntários. Pessoas das mais variadas áreas podem se voluntariar para oferecer um serviço com as “melhores energias” à população carente de Salvador.
Além disso, a fundação consegue se manter de pé através de doações, seja em dinheiro, seja com a contribuição de alimentos não perecíveis, ou, como já reforçado, por meio dos trabalhos voluntários.
Doação em Pix para a Fundação Lar Harmonia:
- Chave Pix: CNPJ 0.405.171/0001-09
- Banco: Bradesco
- Chave Pix: social@larharmonia.org.br
- Banco: Caixa
- Chave PIX: adm@larharmonia.org.br
- Banco: Banco do Brasil
Doação por depósito em conta:
- CAIXA, Agência: 1018, Op. 003, Conta corrente: 00001551-8
- Banco do Brasil, Agência: 2976-9, Conta corrente: 6873
- Banco Bradesco, Agência: 3231, Conta corrente: 359321-5