Jerônimo avalia reunião sobre segurança pública com governadores e Lula: ‘Iniciativa exemplar’
Para o governador da Bahia, abordagem permitiu que as lideranças estaduais se sentissem ouvidas e acolhidas

Na última semana, a maioria dos governadores ou representantes de todos os estados do Brasil participaram de uma reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião foi uma resposta aos recentes episódios de violência no Rio e das frequentes ocorrências em São Paulo, Bahia e Ceará.
Na ocasião, que contou também com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi apresentada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, em análise na Casa Civil e, em seguida, será encaminhado para a apreciação do Congresso Nacional.
Para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a abordagem de Lula permitiu que as lideranças estaduais se sentissem ouvidas e acolhidas no debate, ampliando a coordenação entre os governos. Ele destacou que, além das medidas já existentes, a reunião abriu espaço para novas propostas de ação coordenada.
“A iniciativa do presidente Lula foi exemplar para nós. Nós, governadores, independente de quem falou o quê, nós nos sentimos acolhidos. O presidente dizia, olha, quais são as ações que nós temos que fortalecer de forma articulada. Porque a gente estava, cada um, fazendo as agendas com o ministro Dino, depois com o Lewandowski, com o ministro de Direitos Humanos, mas agora não. Agora, ele chama a responsabilidade, apresentou uma proposta, não foi proposta fechada”, explicou Jerônimo, que seguiu.
“Nós discutimos para além do SUSP, por exemplo, ações imediatas contra o crime organizado, contra as ações de fronteira, por onde passam armas, drogas, criminosos, sistema de inteligência, que isso, independente de um Sistema Único de Segurança Pública, nós já vamos nos dando resposta agora”, disse.
Para o governador, outro ponto essencial discutido foi a criação de uma ata de registro de preços para a compra de equipamentos de segurança, semelhante aos processos já estabelecidos para os setores de saúde e educação. Segundo Jerônimo, a medida simplificaria o acesso dos estados a itens estratégicos, como armas, viaturas e dispositivos para bloquear sinais de celular em presídios, reduzindo o custo e a burocracia envolvida.
Outra demanda foi a ampliação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que repassa recursos aos estados e ao Distrito Federal para apoiar projetos de segurança pública.
“Reivindicamos que o fundo, o valor de repasse aos estados, pudesse ser elevado, ampliado, para a gente poder ter mais uma folga nas nossas aquisições, o valor de recursos para setor de pessoal, que nós que estamos fazendo o concurso para a Polícia Civil, para a Polícia Militar, para a Corpo de Bombeiro, para o DPT, a gente possa ter. É uma mão amiga de recursos a partir dos recursos do fundo”, disse o governador.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Corpo de Bombeiros informou que 36 pessoas ficaram feridas. Desse total, 18 foram encaminhadas para atendimento, com alguns casos graves

Semop remove estruturas de quiosques em Itapuã por ampliação irregular em Salvador
Operação da Prefeitura remove quiosques em Itapuã por ampliação sem alvará, gerando protestos de permissionários

Estado investe em alta tecnologia para fortalecer perícia criminal e acelerar elucidação de crimes
Scanners 3D e sistemas de balística tornam investigações mais ágeis e precisas na capital e interior do estado

Malafaia acusa Hugo Motta de barrar projeto de anistia e diz que deputado ‘está enganando o povo brasileiro’
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema 'com a serenidade que ele requer'

Mais de 10 milhões já enviaram declaração do Imposto de Renda 2025; prazo vai até 30 de maio
Número representa 21,69% do total esperado de declarações neste ano

Circo Picolino abre inscrições para residência artística em Salvador com bolsa de R$ 1.200
Residência está aberta para artistas da cena, com prioridade para quem reside na região da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga

Bahia sai na frente e inicia obras do Novo PAC nas áreas da saúde, infraestrutura e urbanismo
Programa foi relançado em 2023 pelo presidente Lula e já garantiu R$ 103 bilhões em investimentos para todo país

Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR por suposto desvio de emendas
Ministro afirmou que deixaria governo para se defender fora do cargo e evitar constrangimentos ao presidente Lula

BBB 25: Diego Hypolito, Vitória Strada e João Gabriel disputam permanência no 14º Paredão
Raio-X e Sincerão movimentam clima na casa antes de eliminação

Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)