Itamaraty desmente governo dos EUA e diz que Lula e Biden não conversaram sobre crise na Venezuela
Casa Branca afirmou que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva discutiram a crise política na Venezuela
Uma declaração do governo dos Estados Unidos gerou desconforto diplomático com o Brasil. A Casa Branca afirmou que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva discutiram a crise política na Venezuela durante um almoço no G20, realizado no Rio de Janeiro, e defenderam uma solução democrática no país.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro, no entanto, negou que o tema tenha sido abordado. Em nota, a Casa Branca declarou que Lula e Biden se comprometeram a “manter o compromisso com a defesa da democracia em seus países e no exterior” e teriam apelado para o “respeito à vontade democrática do povo venezuelano e ao fim da repressão política” promovida pelo governo de Nicolás Maduro.
No dia seguinte, o Itamaraty publicou um comunicado afirmando que a conversa entre os dois líderes “não tratou de situações específicas em terceiros países”. A nota também ressaltou que o governo brasileiro discorda da narrativa divulgada pelos EUA sobre o encontro bilateral.
A situação no Haiti também foi mencionada pela Casa Branca como tema da conversa entre os líderes. Biden teria elogiado o papel do Quênia na segurança haitiana e agradecido a Lula pelo “compromisso do Brasil em apoiar o povo do Haiti”. O presidente americano reforçou a importância de transformar a missão de apoio à segurança em uma operação de manutenção da paz das Nações Unidas.
O almoço bilateral entre Lula e Biden ocorreu às margens do G20, evento que reuniu líderes das maiores economias globais no Rio de Janeiro. A reunião foi descrita como uma extensão do diálogo entre os dois países sobre questões internacionais.
Ainda no mesmo dia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que Nicolás Maduro perdeu a eleição presidencial venezuelana para Edmundo González, candidato da oposição. Blinken declarou no X (antigo Twitter): “O povo venezuelano falou com força em 28 de julho e fez Edmundo González o presidente eleito”.
O CNE venezuelano, sob controle chavista, divulgou que Maduro venceu com 51,2% dos votos contra 44,2% de González. No entanto, a oposição contesta os resultados, alegando vitória com 67% dos votos para González. Até o momento, o governo venezuelano não apresentou dados que permitam auditorias independentes.
Em outubro, o Brasil endureceu sua posição em relação ao governo Maduro ao vetar a entrada da Venezuela no Brics. Apesar de adotar anteriormente um tom cauteloso, o país passou a cobrar a divulgação das atas eleitorais como medida de transparência.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Últimas Notícias
Popó é parado em postos policiais ao viajar de Salvador a Aracaju com ‘carro exótico’ e único na Bahia
Ele é o único dono de um Tesla Cybertruck no estado
Salvador e cidades baianas têm previsão de chuvas intensas e alerta para ciclone
Previsão indica chuvas de moderadas a fortes e ventos intensos
Inspiração: SSA Social leva esperança para jovens e famílias
Projeto aposta no esporte como ferramenta de transformação
Relatório da PF aponta Jair Bolsonaro como líder de tentativa de golpe e revela recursos transferidos
Ex-presidente teria transferido recursos financeiros para os EUA para driblar decisões que pudessem congelar suas contas
Itamaraty desmente governo dos EUA e diz que Lula e Biden não conversaram sobre crise na Venezuela
Casa Branca afirmou que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva discutiram a crise política na Venezuela
Ação oferece serviços gratuitos na San Martin e bairros vizinhos neste sábado
Ação reunirá diversos serviços gratuitos, como consulta de vagas de emprego por meio do Simm, troca de lâmpadas incandescentes por modelos de LED, entre outros
Salvador realiza Dia D para atualização de condicionalidades do Bolsa Família neste sábado
Ação ocorrerá em mais de 60 unidades de saúde, oferecendo pré-natal para gestantes, atualização do calendário vacinal e acompanhamento nutricional de crianças
Saúde nos Bairros oferece exames e consultas no Largo do Bonfim até este sábado
Ação ocorre das 7h às 13h, oferecendo consultas e exames em unidades móveis, estruturadas com equipamentos e profissionais, sem necessidade de agendamento
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Bahia liderou as reduções, com um recuo de 1,4 ponto percentual, passando de 11,1% para 9,7%
Anatel investiga fraude de militar que usou dados de terceiros para habilitar linhas móveis
Esquema envolvia técnicas de 'anonimização' para ocultar o verdadeiro usuário