Pablo Roberto renuncia pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana
Em vídeo, deputado estadual afirma que, com polarização na disputa, “não cabe neutralidade” e cresce especulação que será anunciado com vice de Zé Ronaldo

O deputado estadual Pablo Roberto (PDSB) renunciou, na noite desta quarta-feira (17), sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. O comunicado foi feito pelo próprio parlamentar que divulgou em seu Instagram a desistência de disputar o segundo maior colégio eleitoral na Bahia com uma carta aberta à população.
“Ao longo desses 10 meses, vimos inúmeras pesquisas e relatórios que mostram, de maneira muito clara, que o eleitor feirense seguirá pelo caminho da polarização. Neste cenário, uma caminhada que já se mostrava muito difícil se tornou também viável. Hoje, diante do cenário político que enfrentamos, tomei uma decisão importante. Desse modo, quero comunicar a cada um de vocês que estou retirando a minha pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana, mas quero que todos saibam que o sonho não acabou. Não tenho dúvidas de que plantamos uma semente. Fizemos uma caminhada limpa, propositiva, trazendo projetos e ações relevantes para o futuro da nossa cidade. Em muitos momentos, critiquei os dois candidatos que estão postos e, de forma muito amadurecida, sigo apontando as falhas e questões que precisam ser debatidas em nossa cidade”, disse Pablo.
Em vídeo, o tucano justificou a polarização no pleito conforme pesquisas divulgadas nos últimos meses e cresce a especulação que ele poderá ser anunciado como vice do ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que já comandou a “Princesinha do Sertão” por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016). Novamente, o principal adversário é o deputado federal Zé Neto (PT), que tentará pela sexta vez governar a cidade. O petista disputou a prefeitura pela primeira vez em 1996.
“Nesse momento não me cabe a neutralidade. Seguirei debatendo a nossa cidade junto ao nosso grupo político que esteve comigo em toda a nossa caminhada, porque não acredito na política que seja feita de outra forma. Em nosso plano de governo, pontuei diretrizes e projetos que acredito muito e quero ver se concretizarem em nossa terra. Dessa maneira, reafirmo que não abrirei mão do que acredito e nem dos meus valores, que para mim são inegociáveis. Iremos sim debater a cidade no momento oportuno para construir uma Feira de Santana que está muito além dos anseios políticos, seja ele de quem for, e fazer a mudança que a nossa cidade precisa e merece. Seguiremos juntos”, ressaltou o tucano que tudo indica que será anunciado na chapa de Zé Ronaldo nesta quinta-feira (18), data do aniversário do ex-prefeito.
Polarização
Atualmente, Feira é comandada pelo ex-deputado estadual e federal Cobert Martins (MDB), que foi reeleito em 2020, derrotando o petista Zé Neto no segundo turno. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual. Zé Neto foi derrotado também nos três últimos mandatos a prefeito de Zé Ronaldo.
No entanto, o petista está confiante, recebeu o apoio público do presidente Lula (PT) que esteve na cidade no último dia 1º para anunciar investimentos federais e tentar alavancar a pré-campanha do correligionário que já aparece empatado com Zé Ronaldo na última pesquisa divulgada em maio. Apesar de Zé Neto agora ter construído um arco de alianças inédito neste ano com dez partidos (PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, MDB, Avante, Podemos e PSOL), o apoio do tucano Pablo Roberto é considerado o fiel da balança para vencer as eleições no município. Ele era cobiçado tanto pelo PT quanto pelo União Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Lula diz ter certeza que o ‘dia de Zé Neto vai chegar’ sobre sua 5ª tentativa à prefeitura de Feira de Santana
Pesquisa aponta empate técnico entre Zé Ronaldo e Zé Neto em Feira de Santana
Pablo Roberto ignora acenos do PT e União Brasil e diz que há espaço para 3ª via crescer em Feira
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

Conflito Israel-Irã: refinaria de petróleo é atingida e ataques já somam 91 mortos
Ministro das Relações Exteriores do Irã criticou a postura da comunidade internacional