STF forma maioria e rejeita afastamento de Moraes, Dino e Zanin de julgamento sobre tentativa de golpe
Corte também negou impedimento do procurador-geral da República, Paulo Gonet

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (15), para rejeitar os pedidos de afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento das denúncias relacionadas à tentativa de golpe de Estado. A Corte também negou o impedimento do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As informações são da Agência Brasil.
A análise foi feita durante julgamento virtual de recurso apresentado pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os ministros mencionados integram a 1ª Turma do STF, responsável pelo julgamento do caso. A defesa de Martins alegava impedimento dos integrantes por suposta parcialidade. No mês passado, o presidente da Corte, Roberto Barroso, já havia negado os pedidos, decisão que foi contestada por meio de recurso.
Até o momento, votaram contra os afastamentos os ministros Roberto Barroso, Edson Fachin, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O julgamento virtual será encerrado às 23h59 desta terça-feira (15).
A única divergência foi apresentada pelo ministro André Mendonça. Para ele, Alexandre de Moraes estaria impedido por ser uma das potenciais vítimas dos atos investigados.
“Em relação ao arguido ministro Alexandre de Moraes, renovando as vênias às posições em contrário, reconheço o impedimento objetivo de Sua Excelência”, afirmou Mendonça em seu voto.
Julgamento de integrantes do núcleo 2 será nos dias 22 e 23
Filipe Martins integra o chamado núcleo 2 da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os integrantes desse grupo serão julgados pela 1ª Turma do STF nos dias 22 e 23 de abril.
Eles são acusados de participar de ações voltadas à manutenção ilegítima de Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022, conforme consta na denúncia do Ministério Público.
Além de Martins, fazem parte do núcleo Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal; Mário Fernandes, general do Exército; Marília de Alencar, ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal; e Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal.
O julgamento do núcleo 1 foi concluído em março. Na ocasião, o STF transformou Bolsonaro e mais sete investigados em réus. Ainda restam três denúncias relacionadas à suposta tentativa de golpe para serem analisadas pelo Supremo.
STF abre ação penal contra acusados por tentativa de golpe
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu oficialmente, na última sexta-feira (11), a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por participação na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. A Primeira Turma da Corte havia recebido a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em sessão realizada em 26 de março. O ministro Alexandre de Moraes será o relator do processo.
No julgamento, os ministros entenderam que os fatos apontados pela acusação caracterizam crimes e que há indícios suficientes de autoria por parte dos denunciados. A publicação do acórdão na sexta marcou o início formal da ação penal.
Moraes determinou a citação dos réus, que terão o prazo de cinco dias para apresentar defesa prévia, com a possibilidade de indicar testemunhas e provas.
Além de Bolsonaro, os demais réus são: o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o general da reserva Augusto Heleno; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.
Após a apresentação das defesas, o processo avançará para a fase de instrução criminal, quando serão colhidos os depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, produzidas provas periciais e documentais, e poderão ser realizadas diligências para esclarecimentos adicionais. Essa etapa é considerada fundamental para consolidar os elementos que embasarão a decisão final.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico