Em nota, governo brasileiro cumprimenta Zimbábue por abolição da pena de morte
Mudança resulta de uma lei aprovada pelo Parlamento local e sancionada pelo presidente Emmerson Mnangagwa
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, nesta terça-feira (7), uma nota oficial em que saúda a abolição da pena de morte no Zimbábue, país localizado no sul da África e com uma população de 16 milhões de habitantes. A mudança resulta de uma lei aprovada pelo Parlamento local e sancionada pelo presidente Emmerson Mnangagwa, que substituiu a sentença de morte de 62 condenados pela de prisão perpétua. A medida vinha sendo debatida desde 2023. As informações são da Agência Brasil.
Decisão reforça compromisso com direitos humanos
De acordo com o comunicado, a decisão aproxima o Zimbábue da maioria dos países que já aboliram a pena capital e reforça o compromisso do país africano com os direitos humanos. O Itamaraty destacou a importância do ato, considerando-o um marco no continente africano, onde mais de 20 países já eliminaram a prática.
“Com a decisão, o país africano junta-se à maioria dos Estados que já aboliram a pena de morte e reafirma seu compromisso com o sistema multilateral e com os direitos humanos, em particular, com o direito de todo indivíduo de não ser submetido a tratamento cruel, desumano ou degradante. A abolição é, também, um marco para o continente africano, onde mais de 20 países já aboliram totalmente a pena capital, e onde o movimento abolicionista tem avançado de maneira acelerada”, disse o MRE, em nota. A última execução no Zimbábue foi realizada em 2005.
Brasil e a moratória da pena de morte
O Brasil é parte integrante da Força-Tarefa Inter-Regional sobre a moratória do uso da pena de morte (IRTF), iniciativa que busca incentivar a aplicação de uma moratória à pena capital por meio de resoluções apresentadas à Assembleia Geral das Nações Unidas. O Itamaraty informou que a última resolução, em 2024, obteve um apoio recorde, contando com mais de dois terços dos Estados membros da ONU.
Governo brasileiro critica ataques em Gaza
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota oficial condenando os bombardeios israelenses realizados na Faixa de Gaza, nas últimas quinta-feira (2) e sexta-feira (3). Os ataques deixaram pelo menos 110 pessoas, incluindo mulheres e crianças, e atingiram áreas consideradas zonas humanitárias seguras. As informações são da Agência Brasil.
Impacto dos bombardeios em zonas humanitárias seguras
Segundo a nota, entre as vítimas fatais, ao menos 12 pessoas estavam em um acampamento para deslocados na localidade de Al-Mawasi. O governo brasileiro destacou a obrigação de Israel em proteger a população civil dos territórios ocupados, conforme previsto no Direito Internacional Humanitário.
“O governo brasileiro reitera seu apelo por um cessar-fogo permanente e abrangente, que inclua a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária em Gaza”, afirma o comunicado.
Defesa da solução de dois Estados
O comunicado reforça o compromisso do Brasil com uma solução pacífica para o conflito, defendendo a criação de dois Estados: “um Estado palestino independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como sua capital”.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Camaçari anuncia programação do Bahia Gospel Festival com artistas nacionais e regionais nos dias 21 e 22 de novembro
Evento será realizado no Espaço Camaçari
Prefeitura de Salvador entrega arena com grama sintética em Pernambués após investimento de R$ 1 milhão
Nova estrutura também conta com quadra de futevôlei e iluminação em LED
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de interferência em processo do pai
Denúncia aponta atuação internacional para pressionar ministros e alterar o curso da ação penal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Tiago vive ano decisivo no Bahia, entra para grupo histórico e supera marca inédita desde 2012
Atacante formado na base alcança dez gols na temporada e se junta a lista rara de revelações com desempenho acima da média
PIB da Bahia cresce 2,3% em 2023, mas estado registra sétimo menor desempenho do país, aponta IBGE
Resultado marca o terceiro ano seguido de avanço, embora abaixo da média nacional e entre os menores desempenhos do país
Prefeitura entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor no Rio Sena e bairro chega a 826 imóveis beneficiados
Programa municipal completa dez anos com mais de 60 mil famílias atendidas em Salvador
SSP-BA anuncia redução de 42% nas mortes violentas em meio a cerco contra crime organizado no Recôncavo
Operações com Policiamento Orientado pela Inteligência bloquearam R$ 6 bilhões e apreenderam armas de alto calibre
Desocupação cai para 8,5% e Bahia registra melhor desempenho em 13 anos no mercado de trabalho
Estado alcança nível recorde de ocupação, redução do desalento e avanço no rendimento real, com melhora simultânea na capital, RMS e interior
Fábio Mota oficializa candidatura à reeleição no Vitória e apresenta composição da chapa
Atual presidente lançou a chapa 'Leão Colossal', que reunirá nomes indicados para disputa dos principais conselhos rubro-negros
Explosão no Tatuapé deixa um morto, dez feridos e causa interdição de 23 imóveis em São Paulo
Imóvel funcionava ilegalmente como depósito de fogos e teve estrutura destruída, provocando danos em casas e comércios da região