Câmara aprova lei do turismo e crédito de R$ 5 bilhões às companhias aéreas
Votação foi simbólica e teve oposição apenas dos partidos Psol e Novo

O projeto que atualiza a legislação brasileira sobre turismo foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 28. O Projeto de Lei 1.829/2019 traz mudanças como a possibilidade de usar o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) como garantia para financiamentos a companhias aéreas.
A estimativa é que pelo menos 5 bilhões de reais sejam usados. A votação foi simbólica, com oposição apenas dos partidos Psol e Novo. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou satisfação com a aprovação e destacou a importância do consenso alcançado após meses de debate no Congresso.
“Hoje os atores que fazem o turismo brasileiro têm um motivo para comemorar. A maturidade dos congressistas, do Senado e da Câmara, debateram por vários meses esse projeto, chegaram a um texto de consenso que traz uma modernização para a legislação do turismo no Brasil”, disse ao Estadão/Broadcast Político.
Ele acredita que o projeto moderniza a legislação e representa um avanço significativo para o setor turístico no Brasil.
Entre as mudanças, a nova lei flexibiliza as regras para hospedagem de menores de idade, permitindo que parentes próximos ou pessoas autorizadas pelos responsáveis legais também possam autorizar a estadia.
A regulamentação das diárias de hotéis, que atualmente são de 24 horas, será ajustada pelo Ministério do Turismo, levando em conta o tempo necessário para a higienização e organização dos quartos.
Hotéis e pousadas já existentes que enfrentam dificuldades estruturais para cumprir o porcentual mínimo de dormitórios acessíveis, como previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, serão dispensados dessa exigência.
Além disso, a nova lei reduz as informações que os serviços de hospedagem precisam enviar periodicamente ao Ministério do Turismo, garantindo maior respeito à privacidade dos hóspedes.
Outras alterações incluem a permissão para que recursos de emendas parlamentares no Fungetur sejam transferidos para fundos estaduais e municipais, a inclusão do Mapa Brasileiro do Turismo na legislação, e a ampliação do conceito de prestadores de serviços turísticos, abrangendo produtores rurais e agricultores familiares.
Leia também:
Bahia atrai novos voos internacionais e prevê aumento de turismo até 2025
Turismo garante R$4 bilhões na arrecadação do ICMS
Brasil tem novo Plano Nacional do Turismo para quadriênio 2024-2027
Redação
Mais Lidas
Política
Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco

Jaques Wagner descarta acordo e diz ser contra anistia do 8 de Janeiro ‘em qualquer hipótese’
Proposta teve requerimento de urgência protocolado na Câmara dos Deputados

Pedro Tavares elogia ações rápidas de Valderico e Débora em Ilhéus e Lauro: ‘exemplo de nova política’
Deputado do União Brasil destaca mudança de postura, obras em andamento e ações para reorganizar cidades baianas

Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Neste artigo, Gerson Brasil analisa os impactos da guerra tarifária global no consumo, nas desigualdades sociais e na resistência ao modelo assistencialista

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana
Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório