Adolfo Menezes desiste de recorrer e reforça apoio a Ivana Bastos para presidência da AL-BA
Em fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou o afastamento de Menezes da presidência da Casa

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) anunciou, nesta terça-feira (11), que não recorrerá da decisão judicial que anulou sua segunda reeleição como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar afirmou que a escolha tem o objetivo de garantir estabilidade à nova gestão da Casa, sob comando interino da deputada Ivana Bastos (PSD).
“Dizem os operadores do direito que o processo ainda não chegou ao final. Então, para que não paire dúvidas e para que minha amiga Ivana tenha tranquilidade para administrar esta Casa, eu renuncio a todos os prazos que, porventura, meus advogados pudessem recorrer, para que isso seja definitivamente sanado”, discursou Menezes.
Adolfo nega ‘sofrimento’
Em discurso na tribuna, o deputado minimizou a decisão judicial e afirmou não estar abalado com a saída do cargo. “Não tem sofrimento nenhum. Eu costumo brincar: a única coisa que aconteceu foi antecipar de 23 meses para um mês. Eu não sairia daqui a 23 meses? Saí 23 meses antes”, brincou.
O parlamentar agradeceu o tempo que esteve na presidência e destacou que sua estrutura familiar e condição de vida impedem que se sinta prejudicado.
“Meu obrigado a todos os meus amigos e colegas desta Casa. Agradeço a Deus por conviver com todos vocês. Adolfo está sofrendo? Absolutamente nada. Quem tem uma família como a minha pode estar sofrendo? Quem tem uma condição como a minha, no mundo de hoje, pode sofrer? Aí Deus teria que me castigar”, completou.
Planejamento para 2027
Mesmo deixando a presidência, Menezes não descartou a possibilidade de disputar novamente o cargo em 2027, caso seja reeleito deputado estadual. No entanto, afastou a possibilidade de concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal, mencionando o receio de viajar constantemente para Brasília.
“Com toda a tranquilidade, se os eleitores da Bahia me reconduzirem daqui a dois anos, e se Deus me der saúde, eu tentarei novamente”, afirmou.
Esse foi o primeiro discurso de Menezes na tribuna após quatro anos à frente da Alba. Durante sua fala, ele mencionou a necessidade de se readaptar ao púlpito da Casa.
Indicação para vice-liderança
Após a saída da presidência, o nome de Adolfo Menezes foi indicado para ocupar a vice-liderança da bancada governista na Assembleia Legislativa, ao lado do líder Rosemberg Pinto (PT). O pedido de nomeação foi formalizado por Rosemberg à atual presidente da Casa, Ivana Bastos.
A movimentação ocorre após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a decisão do ministro Gilmar Mendes, que impediu a recondução de Menezes à presidência da AL-BA.
A eleição para a vice-presidência deve ocorrer nas próximas semanas, seguindo o regimento interno da Assembleia. A regra determina a manutenção da hierarquia da mesa diretora, garantindo que o 2º vice-presidente, Marquinho Vianna (PV), permaneça em sua função sem ser promovido ao primeiro posto.
STF determinou afastamento
Em fevereiro, após pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou o afastamento de Menezes da presidência da AL-BA.
A liminar determina que “seja o Deputado Adolfo Menezes afastado da Presidência da Assembleia Legislativa da ALBA, considerando-se nulos todos os atos administrativos por ele praticados a partir da posse do seu terceiro mandato, sob pena de multa diária não inferior a R$ 1.000,00 por dia, a recair sobre o próprio Parlamentar”.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Últimas Notícias

Descubra como acessar 133 mil livros de graça nas bibliotecas estaduais da Bahia
Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.159 usuários retiraram livros nas unidades espalhadas em Salvador e Itaparica

Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Deputado Ivan Júnior deixa cargo após curta passagem; União Brasil articula novo nome para Ministério das Comunicações

Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Faixa exclusiva para motoqueiros em Salvador melhora segurança viária e pode ser expandida para outras avenidas da capital

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça

Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar
Condição impacta fertilidade, saúde óssea e qualidade de vida antes dos 40 anos

Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista
Neurologista Tiago Cerqueira alerta para importância da prevenção precoce e explica principal sintoma e fatores de risco da doença

Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto
Proposta da deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi aprovada na CCJ e agora segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados

Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores

José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025
Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir 'Princesinha do Sertão'

Resumo BBB 25 de terça-feira (8/4): João Gabriel é eliminado e nova formação de paredão coloca baiano contra casal
Vinícius precisa de sua ajuda e conclama a todos para votarem em Maike; sua eliminação seria uma revanche pela saída precoce de Aline