STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada do sigilo de depoimentos, informações e áudios relacionados ao grampo ilegal instalado na cela do doleiro Alberto Youssef em 2014, durante a primeira fase da Operação Lava Jato. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, pela instalação do equipamento de escuta.
O grampo, que permaneceu ativo entre os dias 17 e 28 de março de 2014, teria registrado aproximadamente 210 horas de diálogos do ex-doleiro. A defesa de Youssef obteve acesso ao HD externo contendo os arquivos somente neste ano. Segundo os advogados, o dispositivo ficou sob a guarda da 13ª Vara Federal de Curitiba por cerca de uma década.
Na decisão, Toffoli afirmou que, embora o Ministério Público Federal (MPF) não tenha identificado a prática de crimes após investigações conduzidas por cinco delegados e um agente da Polícia Federal, a apuração administrativa na 13ª Vara Federal de Curitiba confirmou a ocorrência de gravações clandestinas. O ministro destacou que o grampo foi realizado com equipamentos pertencentes ao patrimônio da União, reforçando a gravidade da irregularidade.
Toffoli encaminhou os documentos para que diversas autoridades tomem as medidas que considerarem necessárias, incluindo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A medida visa ampliar a investigação e a responsabilização dos envolvidos.
A instalação do grampo ilegal em 2014 já havia gerado polêmica na época, mas o caso ganhou novos contornos após as recentes decisões do STF que questionam a imparcialidade de Sérgio Moro como juiz da Lava Jato. Essa nova liberação de dados aprofunda as dúvidas sobre a condução da operação e reforça os debates sobre possíveis abusos de autoridade e desrespeito a direitos fundamentais ao longo das investigações da força-tarefa.
Ainda não há manifestação oficial de Moro sobre a decisão de Toffoli, mas o senador tem reiterado, em diferentes ocasiões, que suas ações enquanto juiz da Lava Jato sempre estiveram dentro da legalidade. A defesa de Youssef, por sua vez, vê na liberação dos documentos uma oportunidade para aprofundar o exame das responsabilidades dos agentes públicos envolvidos no episódio, além de apontar falhas sistêmicas nas práticas investigativas da Lava Jato.
O caso é mais um desdobramento das recentes movimentações do STF, que vem revisando decisões e práticas da força-tarefa da Lava Jato, evidenciando possíveis excessos cometidos ao longo da operação que marcou a política e o Judiciário brasileiros na última década.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025