Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Faixa exclusiva para motoqueiros em Salvador melhora segurança viária e pode ser expandida para outras avenidas da capital

Após um mês de implantação da motofaixa na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, os primeiros resultados mostram uma significativa redução nos acidentes com motocicletas em Salvador. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), houve uma queda de quase 60% nas ocorrências envolvendo esse tipo de veículo. Nos 30 dias de funcionamento da nova faixa exclusiva, foram registrados três acidentes, em comparação com sete ocorrências no mês anterior à mudança.
O espaço foi criado com o objetivo de reduzir a sinistralidade entre motociclistas, que representam a maioria das vítimas fatais no trânsito da capital baiana. Somente em 2024, 56 acidentes com motos foram registrados na Bonocô, resultando em duas mortes e 54 pessoas feridas. Em um panorama mais amplo, os três primeiros meses de 2025 já somam 15 mortes por acidentes com motos em Salvador, evidenciando a urgência de intervenções como a motofaixa.
Estrutura da motofaixa permite mais disciplina no tráfego
A motofaixa foi instalada entre as faixas 1 e 2 de cada sentido da avenida, próxima ao canteiro central. Sua demarcação foi feita com linhas tracejadas nas cores azul e branco, o que facilita a visualização pelos condutores e permite que os motociclistas trafeguem com maior disciplina, sem comprometer a fluidez da via. Mesmo com a inserção da nova faixa, cada sentido da Bonocô continua dispondo de quatro faixas para os demais veículos.
Segundo a Transalvador, a proposta da faixa exclusiva não apenas melhora a organização do trânsito, como também promove um ambiente mais seguro para todos os usuários da via. A expectativa do órgão municipal é de que, com resultados positivos mantidos, o projeto seja expandido para outras grandes avenidas da cidade.
Avaliação da eficácia será encaminhada ao Senatran
Para garantir o andamento do projeto em Salvador, a Transalvador deve enviar relatórios trimestrais à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com dados atualizados sobre os sinistros registrados na Avenida Bonocô. O envio desses relatórios é uma exigência da Senatran para que a implantação da motofaixa seja mantida e, futuramente, autorizada em outras vias da capital.
De acordo com o novo superintendente da Transalvador, Diego Brito, a equipe técnica já está avaliando quais avenidas podem receber a nova estrutura. Ele explica que a autorização federal para novas implantações depende dos dados obtidos na experiência atual.
“Acreditamos que a motofaixa contribuiu com essa redução de acidentes com motos na Bonocô. Continuamos trabalhando para reforçar a segurança viária dos motociclistas”, afirmou o gestor.
Readequação da velocidade e fiscalização
Com a introdução da motofaixa, a velocidade máxima permitida na Avenida Bonocô também foi alterada, a partir desta quinta-feira (10), o novo limite de 60 km/h passa a ser fiscalizado, encerrando o período de adaptação. Essa redução de velocidade é uma das exigências da Senatran para viabilizar a instalação do espaço reservado às motos.
A nova medida está alinhada a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta o excesso de velocidade como uma das principais causas de acidentes graves e fatais. Segundo a OMS, em países de baixa e média renda — como o Brasil —, atropelamentos e colisões em alta velocidade estão entre os maiores fatores de risco no trânsito. Um estudo da World Resources Institute (WRI) reforça essa constatação: um atropelamento a 60 km/h equivale a uma queda do sexto andar, com 98% de chance de morte do pedestre.
Conduta de motoristas para sucesso da medida
De acordo com o superintendente da Transalvador, apesar da criação da motofaixa, os demais motoristas continuam podendo utilizá-la pontualmente, desde que seja apenas para troca de faixa. Segundo Diego Brito, é proibido trafegar de forma contínua pela faixa exclusiva, o que pode comprometer sua função e colocar em risco os motociclistas.
“Quem estiver conduzindo carros pode passar pela motofaixa para mudar de faixa de rolamento. O que não pode acontecer é transitar de maneira constante pelo local, impedindo o trânsito das motos”.
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