Gilmar Mendes mantém afastamento de Adolfo Menezes da presidência da AL-BA
Medida foi tomada no julgamento da 2ª Turma do STF, que segue em andamento, com previsão de votos de outros quatro ministros até sexta (28)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (24), manter o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A medida foi tomada no julgamento da 2ª Turma do STF, que segue em andamento, com a previsão de votos de outros quatro ministros até sexta-feira (28).
Menezes foi afastado do cargo em 10 de fevereiro, após decisão liminar obtida pelo deputado Hilton Coelho (PSOL). A medida questiona a legalidade da terceira reeleição consecutiva do parlamentar para o comando da Assembleia Legislativa. A deputada estadual Ivana Bastos (PDT) assumiu interinamente a presidência da AL-BA, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo.
Mendes afirma que recondução viola precedentes do STF
Em sua decisão, Mendes considerou que a recondução de Menezes ao cargo violaria precedentes do STF sobre a impossibilidade de reeleições sucessivas para a mesa-diretora de casas legislativas.
“A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6.688, 6.698, 6.714 e 7.016, nas quais esta Corte assentou a impossibilidade de reeleição ilimitada ao mesmo cargo da Mesa Diretora do Poder Legislativo”, afirmou.
Segundo o ministro, a permanência de Menezes na presidência poderia comprometer a segurança jurídica e o interesse social. “Por sua vez, o periculum in mora também está devidamente configurado, haja vista a ameaça à segurança jurídica e ao interesse social no prolongamento injustificado de situação já caracterizada como inconstitucional por este Tribunal, sobretudo em razão dos parâmetros temporais estabelecidos na ADI 6.674”, escreveu Mendes na decisão.
Com a decisão, o afastamento de Menezes permanece em vigor até o julgamento final do caso. Mendes propôs o referendo da liminar concedida anteriormente.
“Ante o exposto, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, ratifico os fundamentos apresentados e proponho o referendo da decisão liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação”, declarou.
A análise do caso continua na 2ª Turma do STF. Os votos dos demais quatro ministros definirão a decisão final sobre a legalidade da reeleição e a permanência de Menezes afastado do cargo.
Adolfo admite que não retornará à presidência
Como já mostrado pelo Portal M!, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) admitiu, na última quinta-feira (20), que não retornará à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar também criticou duramente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou seu afastamento do cargo.
De acordo com o deputado, sua reeleição foi conduzida dentro das regras do Legislativo baiano e criticou a ausência de uma legislação clara sobre a possibilidade de reeleições em Assembleias Legislativas no país. “Infelizmente, uma coisa da nossa constituição, é que ela permite a recondução. Ao meu ver, isso foi desrespeitado. O Supremo mais uma vez legislou por falta do Congresso Nacional que tem obrigação de fazer a sua parte. Mas decisão judicial se cumpre. Então, posso dizer, com toda tranquilidade, que não voltarei”, assegurou.
Menezes diz que não vai recorrer
Ainda em entrevista ao Portal M!, Menezes negou que pretende recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o afastou do comando da Casa. “Absolutamente não […] Mas eu tenho toda a tranquilidade. Eu digo sempre, eu sou sempre grato a Deus, eu não tenho o que reclamar. Nunca esperei ser deputado, nunca esperei ser presidente de tão importante Poder, onde todos têm o direito de ser, e poucos foram, e poucos serão”, ponderou.
Segundo o parlamentar, ter sido eleito já foi uma grande vitória. “Fui eleito a primeira vez, com quase a totalidade da casa. Fui eleito a segunda vez com todos sabendo da questão da judicialização. Mesmo assim, todos me concederam a honra de ter todos os votos da Casa. Foram 61 votos dos 62 presentes, contra o meu oponente, que teve um voto. Então, para mim, já é uma vitória que ninguém tira”, completou.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Interesse estratégico faz MDB desejar vice de Lula em 2026
Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan