MPT investiga condições de trabalho e maus-tratos na construção da fábrica da BYD em Camaçari
Empresa informou que afastou os agressores e proibiu seu acesso à unidade
O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) está investigando uma denúncia anônima que aponta más condições de trabalho na fábrica da montadora chinesa BYD, localizada em Camaçari (BA). O inquérito foi aberto em 30 de setembro, e uma inspeção no local foi realizada em 11 de novembro.
A empresa, por sua vez, emitiu uma nota repudiando os maus-tratos alegados, atribuídos a funcionários de empresas terceirizadas envolvidas na construção da fábrica. A BYD informou que afastou os agressores e proibiu seu acesso à unidade, além de exigir que as prestadoras de serviço tomem medidas corretivas imediatas.
A planta da BYD, que está sendo erguida no terreno onde a montadora americana Ford operou por 20 anos, começou a ser construída em março deste ano. A previsão é que a fábrica seja concluída até o final de 2025, com um investimento superior a R$ 5,5 bilhões.
A obra, que representa um importante projeto para a montadora chinesa no Brasil, está sendo acompanhada de perto pelas autoridades locais, devido às alegações de condições inadequadas para os trabalhadores.
No centro da investigação estão as empresas terceirizadas Jian Jang, Open Engineering e AE Corp, que contratam trabalhadores chineses para a construção da unidade. O MPT investiga suspeitas de maus-tratos e condições insalubres, e está analisando os contratos de trabalho, além dos vistos dos funcionários estrangeiros. Também serão avaliados os planos de saúde ocupacional e prevenção de acidentes, documentos que deverão ser apresentados pelas empresas nos próximos dias.
O MPT está reunindo informações para formular uma proposta de ajuste de conduta ou até iniciar uma ação judicial contra as partes responsáveis. Em comunicado oficial, o procurador responsável pelo inquérito, Bernardo Guimarães, mencionou que não descarta uma nova inspeção no local.
“As informações que colhemos até o momento apontam para a necessidade de correção de procedimentos relativos ao meio ambiente de trabalho, para garantir a saúde e a segurança dos empregados”, declarou.
Além das questões de saúde e segurança no trabalho, surgiram relatos de violência física contra os trabalhadores, que estão sendo apurados pela fiscalização. O MPT reforçou que qualquer violação desses direitos será tratada com rigor e poderá resultar em ações mais severas. A BYD, por sua vez, informou que implementado medidas de fiscalização mais rigorosas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e o respeito aos profissionais que atuam na obra.
Em sua nota, a BYD afirmou que as empresas terceirizadas envolvidas na obra, que são chinesas, não possuem representantes no Brasil. A companhia afirmou que está trabalhando para corrigir as inconformidades encontradas e para reforçar a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores envolvidos na construção da fábrica.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos