Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
A Prefeitura de Salvador inaugurou, na manhã terça-feira (3), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Histórico, no bairro Jardim Baiano. Localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, a unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros: Centro, Centro Histórico, Dois de Julho, Tororó, Santo Antônio, Macaúbas, Gamboa, Saúde, Comércio, Nazaré, Barris e Barbalho.
A estrutura moderna e acessível inclui recepção, sala CadÚnico (Cadastro Único), cinco salas de atendimento, duas salas multiuso e espaços destinados à coordenação e apoio técnico. Os serviços oferecidos promovem cidadania e acesso a políticas públicas, como benefícios sociais, auxílio natalidade, aluguel social e auxílio emergencial.
Compromisso com assistência social
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou o compromisso da gestão em ampliar o alcance das políticas sociais na cidade. “Ainda somos uma cidade muito pobre e desigual, mas, pouco a pouco, estamos enfrentando os desafios. Por isso, somos, entre as maiores cidades do Brasil, a que mais investe na área social”, afirmou.
“Este é um equipamento importantíssimo, é a porta de entrada para os nossos serviços. Graças ao trabalho e investimentos que nós realizamos nos últimos anos, nós temos um conjunto de serviços que vai desde o auxílio natalidade, chegando ao auxílio funeral, passando por todos os benefícios sociais, aluguel social, auxílio emergencial, dentre vários outros”, completou o prefeito.
Com a inauguração desta unidade, Salvador passa a contar com 28 centros do Cras, distribuídos por toda a cidade. Segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a expansão continua, com mais cinco unidades-modelo em fase de licitação concluída e previsão de construção para 2025.
Desafios e propostas para dependentes químicos
Além do Cras, o prefeito abordou os desafios enfrentados no atendimento a dependentes químicos. Atualmente, Salvador contratou 11 instituições para disponibilizar 385 vagas de acolhimento, mas apenas três estão em funcionamento devido à baixa adesão voluntária dos usuários.
“No entanto, apenas três dessas unidades estão operando devido à baixa adesão dos usuários ao acolhimento voluntário. Temos as instituições e as vagas, mas as pessoas, pelo estágio de dependência, não aceitam o acolhimento. Hoje conseguimos convencer cerca de 100 pessoas a aceitarem”, explicou.
Bruno Reis defendeu o debate sobre acolhimento compulsório em casos críticos, sugerindo a necessidade de maior articulação com o Ministério Público e a Defensoria Pública para avançar em soluções que atendam às necessidades de saúde pública e segurança.
“Esse é um debate que o Brasil vai precisar enfrentar. Precisamos avançar em medidas como o acolhimento compulsório em casos críticos, com apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública”, defendeu ao Portal M!.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo