Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba

Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor


Vixe d-flex me-2
Redação 03/12/2024 19:40 Política
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba - Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) divulgou, nesta terça-feira (3), um relatório crítico sobre a atuação da Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. O documento, elaborado pela Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba, se opõe à renovação do contrato da empresa, solicitado até 2057, considerando que os impactos negativos sobre o desenvolvimento econômico e social da Bahia tornam essa renovação insustentável.

O relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, como Procon/Ba e “Reclame Aqui”.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam mais de 44 mil processos judiciais contra a empresa, revelando insatisfações com a qualidade do serviço prestado. Além disso, a falta de infraestrutura adequada, como redes modernizadas e subestações, limita o crescimento de setores importantes, como a agricultura e a indústria.

O documento menciona ainda os impactos negativos para a economia local. “Setores econômicos importantes, como a indústria de laticínios, relatam prejuízos consideráveis devido à falta de energia ou falhas no fornecimento. Um exemplo citado foi o caso de produtores de leite na região de Itabuna, que perderam toda a produção devido à falta de energia elétrica por vários dias”, detalha o relatório.

“No oeste da Bahia, há produtores que precisam utilizar óleo diesel para garantir a continuidade da produção”, completou o deputado Robinson Almeida (PT).

A situação é ainda mais crítica em regiões agrícolas como o oeste baiano e o território de Irecê, que enfrentam dificuldades para se desenvolver devido à insuficiência de infraestrutura elétrica. Indústrias em regiões urbanas com polos industriais consolidados, como Camaçari e Feira de Santana, também relatam dificuldades de expansão das suas atividades devido aos problemas com o fornecimento de energia.

Outro ponto levantado no relatório é o aumento das tarifas de energia elétrica. Entre 2020 e 2024, a Coelba aplicou reajustes de 45,59%, colocando a Bahia entre os estados com as tarifas mais caras do Brasil. Apesar de a empresa ter adotado maior transparência em 2024, o relatório questiona a eficiência da comunicação da empresa, especialmente no que diz respeito à divulgação de informações sobre os investimentos realizados ao longo da concessão.

O relatório também critica a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acusando-a de ser “excessivamente leniente” com as distribuidoras de energia. Além disso, a agência não teria levado em conta as particularidades locais da Bahia, como a falta de energia em regiões mais isoladas e de difícil acesso, o que agrava a situação de muitos consumidores.

Ao longo da análise, o documento expressa sérias preocupações sobre a capacidade do grupo Neoenergia em garantir a qualidade e continuidade dos serviços no estado da Bahia. A falta de investimentos e a falha em atender às necessidades da população tornam insustentável a continuidade da concessão.

O documento conclui que a renovação do contrato da Coelba não é justificável diante dos problemas apontados. “A análise dos problemas no período de concessão da Coelba demonstra que a empresa do grupo Neoenergia tem falhado em vários aspectos operacionais e de planejamento”, destacou o deputado. O relatório sugere que o processo de concessão seja revisado e propõe a possibilidade de uma nova licitação do serviço, além de questionar o modelo de privatização do setor elétrico no Brasil.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador -
Cidades 25/01/2025 às 16:11

Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador

Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá


‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana -
Política 25/01/2025 às 15:30

‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana

Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas


Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’ -
Política 25/01/2025 às 14:49

Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’

Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional


Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima -
Cidades 25/01/2025 às 14:08

Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima

De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números


Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’ -
BBB 25 25/01/2025 às 13:27

Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’

Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X


Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 -
Política 25/01/2025 às 12:46

Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031

Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports


Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos -
Cidades 25/01/2025 às 12:05

Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos

Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro


Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus -
Cidades 25/01/2025 às 11:24

Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus

Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte


Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento -
Cultura 25/01/2025 às 10:43

Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento

Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo


Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo -
Internacional 25/01/2025 às 10:02

Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo

Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia