PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Treze policiais militares foram afastados das ruas nesta segunda-feira (2), após a Corregedoria da Polícia Militar abrir investigação sobre o caso em que um agente jogou um homem de uma ponte na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. A decisão inclui dois sargentos e onze cabos e soldados do 24º Batalhão, em Diadema, que agora cumprem expediente interno na Corregedoria. A informação é do G1.
O caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração, com as imagens sendo usadas para detalhar a conduta dos envolvidos. O incidente ocorreu durante uma abordagem em que dois homens, ao serem parados pela polícia, tentaram fugir em uma moto. Após a perseguição, um deles foi jogado no rio por um policial da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).
A testemunha que estava com a vítima confirmou que o homem sobreviveu. Segundo o ouvidor das polícias, Cláudio Silva, medidas severas devem ser tomadas: “Tanto do policial que pratica o ato quanto dos outros, que estavam ali e de certa forma não atuaram para que aquilo não ocorresse”, disse em entrevista à TV Globo.
O governador Tarcísio de Freitas declarou que o policial que “joga uma pessoa da ponte” não está à altura de usar a farda. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou que “anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais” e que haverá punições rigorosas.
Já o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, considerou as imagens “estarrecedoras e absolutamente inadmissíveis” e afirmou que o Ministério Público buscará a punição exemplar dos envolvidos.
Ele determinou que o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP) atue no caso para garantir a responsabilização criminal dos policiais. As investigações iniciais apontam que a vítima não resistiu aos ferimentos, mas a polícia ainda busca localizar o homem para um depoimento formal.
O ouvidor Cláudio Silva também destacou que o comportamento observado reflete uma crença de impunidade dentro da corporação. Ele solicitou o afastamento de todos os envolvidos e reforçou a gravidade da situação.
As imagens mostram o agente levantando a moto da vítima e depois, com a ajuda de outros policiais, jogando o homem de cima da ponte. O flagrante gerou indignação e reforçou a necessidade de medidas para prevenir abusos de autoridade.
Até o momento, não há pedido de prisão contra os agentes. A Polícia Militar segue investigando os fatos e avaliando o uso das câmeras corporais. A principal testemunha, que acompanhava a vítima, está colaborando com a apuração, enquanto os agentes permanecem em atividades administrativas.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte