Operação Abadá encerra Carnaval de Salvador sem crimes pelo segundo ano consecutivo
Policiamento estratégico garante segurança durante entrega de abadás e ingressos
Reprodução/35ª CIPM
A Polícia Militar da Bahia comemorou mais um ano de sucesso da Operação Abadá, que chegou ao fim na noite desta terça-feira (4) sem o registro de ocorrências criminais. A ação garantiu a segurança nos principais pontos de entrega de abadás e ingressos para os blocos e camarotes do Carnaval de Salvador, assegurando um ambiente tranquilo para foliões e comerciantes.
Reforço policial assegura ambiente seguro
Iniciada no dia 24 de fevereiro, a operação teve como principal objetivo a prevenção de furtos e roubos de abadás, itens de alto valor comercial durante o período carnavalesco. Para isso, a Polícia Militar reforçou o policiamento em shoppings, feiras e outros pontos estratégicos, como o Parque dos Ventos, locais tradicionalmente movimentados nesta época do ano.
Segundo a PM-BA, graças à aplicação de estratégias eficazes de segurança, nenhum caso de furto ou roubo foi registrado durante os nove dias de operação.
Mais de 700 policiais atuaram na operação
O êxito da Operação Abadá foi possível graças ao empenho de 749 policiais militares, vindos tanto da capital quanto do interior do estado. Eles foram distribuídos em diferentes modalidades de patrulhamento, incluindo policiamento a pé, viaturas de quatro rodas, moto-patrulhamento e o uso de Bases Móveis, garantindo uma cobertura abrangente e eficiente.
Segundo a major Poliana Fernandes, comandante da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o sucesso da operação é reflexo da dedicação e profissionalismo da equipe envolvida.
“O sucesso alcançado é resultado de um trabalho em equipe pautado na dedicação, compromisso e responsabilidade dos policiais envolvidos. Com empenho e profissionalismo, concluímos mais um ano da Operação Abadá sem registros de ocorrências, reforçando a confiança e a satisfação da sociedade baiana e dos turistas em nosso trabalho. Gratidão a todos os envolvidos”, destacou a oficial.
MP-BA reforça monitoramento e fiscalização
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) intensificou suas ações de monitoramento e fiscalização no Carnaval de Salvador, garantindo maior segurança e organização nos circuitos da festa. Com um total de 166 inspeções realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, o órgão superou os números do ano anterior, que registrou 133 vistorias. O aumento nas fiscalizações reflete um trabalho preventivo mais eficaz, realizado de forma integrada com órgãos estaduais, municipais e representantes do setor privado.
Durante a reunião de balanço da segurança pública no Quartel dos Aflitos, nesta terça-feira (4), os promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues apresentaram os resultados da atuação ministerial. De acordo com Ferrari, a parceria entre o MP-BA e demais instituições permitiu respostas rápidas a desafios encontrados ao longo da festa.
“Os resultados são frutos de uma aproximação entre o MP e os poderes, o que nos permitiu encontrar soluções rápidas para os problemas que surgiram”, afirmou.
Foco na segurança e acessibilidade
As inspeções realizadas pelo MP-BA priorizaram a segurança e acessibilidade das estruturas montadas para o Carnaval, como camarotes públicos e privados. O objetivo foi garantir que os espaços destinados ao público atendessem às normas de segurança e conforto, evitando acidentes ou incidentes que pudessem comprometer a integridade dos foliões. Além disso, a fiscalização contemplou passarelas utilizadas pelos ambulantes e pontos estratégicos como o Morro do Ipiranga.
A superlotação nos trios elétricos também foi uma preocupação do MP-BA. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, medidas foram adotadas para evitar riscos à segurança dos foliões e profissionais que trabalham no evento. Essa iniciativa garantiu um controle mais eficiente do número de pessoas sobre os trios e ajudou a prevenir possíveis acidentes.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão