Operação Abadá encerra Carnaval de Salvador sem crimes pelo segundo ano consecutivo
Policiamento estratégico garante segurança durante entrega de abadás e ingressos

A Polícia Militar da Bahia comemorou mais um ano de sucesso da Operação Abadá, que chegou ao fim na noite desta terça-feira (4) sem o registro de ocorrências criminais. A ação garantiu a segurança nos principais pontos de entrega de abadás e ingressos para os blocos e camarotes do Carnaval de Salvador, assegurando um ambiente tranquilo para foliões e comerciantes.
Reforço policial assegura ambiente seguro
Iniciada no dia 24 de fevereiro, a operação teve como principal objetivo a prevenção de furtos e roubos de abadás, itens de alto valor comercial durante o período carnavalesco. Para isso, a Polícia Militar reforçou o policiamento em shoppings, feiras e outros pontos estratégicos, como o Parque dos Ventos, locais tradicionalmente movimentados nesta época do ano.
Segundo a PM-BA, graças à aplicação de estratégias eficazes de segurança, nenhum caso de furto ou roubo foi registrado durante os nove dias de operação.
Mais de 700 policiais atuaram na operação
O êxito da Operação Abadá foi possível graças ao empenho de 749 policiais militares, vindos tanto da capital quanto do interior do estado. Eles foram distribuídos em diferentes modalidades de patrulhamento, incluindo policiamento a pé, viaturas de quatro rodas, moto-patrulhamento e o uso de Bases Móveis, garantindo uma cobertura abrangente e eficiente.
Segundo a major Poliana Fernandes, comandante da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o sucesso da operação é reflexo da dedicação e profissionalismo da equipe envolvida.
“O sucesso alcançado é resultado de um trabalho em equipe pautado na dedicação, compromisso e responsabilidade dos policiais envolvidos. Com empenho e profissionalismo, concluímos mais um ano da Operação Abadá sem registros de ocorrências, reforçando a confiança e a satisfação da sociedade baiana e dos turistas em nosso trabalho. Gratidão a todos os envolvidos”, destacou a oficial.
MP-BA reforça monitoramento e fiscalização
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) intensificou suas ações de monitoramento e fiscalização no Carnaval de Salvador, garantindo maior segurança e organização nos circuitos da festa. Com um total de 166 inspeções realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, o órgão superou os números do ano anterior, que registrou 133 vistorias. O aumento nas fiscalizações reflete um trabalho preventivo mais eficaz, realizado de forma integrada com órgãos estaduais, municipais e representantes do setor privado.
Durante a reunião de balanço da segurança pública no Quartel dos Aflitos, nesta terça-feira (4), os promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues apresentaram os resultados da atuação ministerial. De acordo com Ferrari, a parceria entre o MP-BA e demais instituições permitiu respostas rápidas a desafios encontrados ao longo da festa.
“Os resultados são frutos de uma aproximação entre o MP e os poderes, o que nos permitiu encontrar soluções rápidas para os problemas que surgiram”, afirmou.
Foco na segurança e acessibilidade
As inspeções realizadas pelo MP-BA priorizaram a segurança e acessibilidade das estruturas montadas para o Carnaval, como camarotes públicos e privados. O objetivo foi garantir que os espaços destinados ao público atendessem às normas de segurança e conforto, evitando acidentes ou incidentes que pudessem comprometer a integridade dos foliões. Além disso, a fiscalização contemplou passarelas utilizadas pelos ambulantes e pontos estratégicos como o Morro do Ipiranga.
A superlotação nos trios elétricos também foi uma preocupação do MP-BA. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, medidas foram adotadas para evitar riscos à segurança dos foliões e profissionais que trabalham no evento. Essa iniciativa garantiu um controle mais eficiente do número de pessoas sobre os trios e ajudou a prevenir possíveis acidentes.
Mais Lidas
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Sem perdão: Wagner condena anistia a atos golpistas e cobra investigação justa na Operação Overclean
Parlamentar defende investigação dentro da lei e critica excessos cometidos na época da Lava Jato

Novo viaduto muda trajeto de seis linhas de ônibus em Salvador a partir desta sexta
Mudança no itinerário promete reduzir tempo de viagem e melhorar mobilidade para usuários do transporte coletivo na capital baiana

Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Procissão do Senhor Morto e Sermão das Sete Palavras marcam segundo dia do Tríduo Pascal na capital baiana; confira programação

Governo impõe novas regras aos carros e cobra corte de 50% nas emissões até 2030
Decreto que regulamenta programa Mover e estabelece regras técnicas, ambientais e de segurança pelas montadoras é publicado

Feriadão sob vigilância: sete trechos críticos com fiscalização reforçada pela polícia rodoviária
Fiscalização segue até o dia 22 com foco na prevenção de acidentes, controle de velocidade e combate à criminalidade nas rodovias estaduais

Meta fiscal de 2026 exige R$ 118 bilhões extras: Receita aposta em litígios e dívida ativa
Estimativa foi apresentada durante apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do próximo ano

Bolsonaro ainda na UTI após cirurgia complexa: melhora traz alívio, mas alta segue indefinida
Ex-presidente passa por tratamento intensivo em Brasília e mostra evolução clínica, mas ainda não há previsão de alta

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo