Emprego impulsiona confiança, mas inflação limita consumo das famílias, aponta Fecomércio
Índice que mede a intenção de compra de bens duráveis registrou queda de 0,4% em fevereiro

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio BA) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou em fevereiro a sexta alta consecutiva, atingindo 113,4 pontos. O crescimento foi de 0,8% em relação a janeiro, mas em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um recuo de 0,8%.
Emprego sustenta otimismo das famílias
Os itens relacionados ao emprego foram os que apresentaram os maiores índices na pesquisa. O fator Emprego atingiu 133,4 pontos, com alta mensal de 1,1%, enquanto Emprego Atual subiu 0,3%, chegando a 132,8 pontos. O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, destacou o impacto positivo do mercado de trabalho na confiança das famílias.
“De fato, a taxa de desemprego em Salvador está no seu menor nível em mais de 10 anos, o que tem gerado elevado otimismo nas famílias em relação à situação atual de emprego”, afirmou.
A pesquisa apontou ainda elevação no ‘Acesso ao Crédito’, que teve um aumento de 2,6%, passando de 99,5 pontos em janeiro para 102,1 pontos em fevereiro. A Fecomércio BA avalia que a estabilidade no emprego tem possibilitado às famílias se manterem no mercado de crédito, mesmo diante das taxas de juros elevadas.
Consumo cresce, mas inflação pesa no orçamento
O Nível de Consumo Atual registrou alta de 1,8%, atingindo 101,5 pontos, enquanto a Perspectiva de Consumo subiu 0,8%, alcançando 119,4 pontos. O consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze, alertou que a alta não significa, necessariamente, um aumento real no poder de compra.
“Aqui, a análise precisa ser cautelosa, pois o aumento do consumo não necessariamente significa novos gastos. Com a inflação de alimentos impactando o bolso, com um aumento superior a 6% nos últimos 12 meses na RMS, é possível que muitas famílias tenham respondido que o nível de consumo está maior, mas apenas para comprar os mesmos produtos de meses atrás — ou seja, uma resposta, de certa forma, mais negativa”, explicou.
A pesquisa também registrou variação negativa de 0,7% no item Renda Atual, que recuou para 128,4 pontos. Apesar do nível elevado, Dietze destacou que a alta nos preços de itens essenciais afeta a percepção das famílias sobre a renda.
“Embora a renda disponível das famílias esteja em nível recorde, é natural que o otimismo diminua à medida que o consumidor vai ao supermercado e observa o aumento de preços de itens essenciais, como carne, leite e café”, disse.
Compras de bens duráveis recuam
O índice que mede a intenção de compra de bens duráveis registrou queda de 0,4% em fevereiro, atingindo 76,3 pontos. Segundo a Fecomércio BA, essa redução já era esperada após altas nos meses anteriores, influenciadas pelas promoções de Black Friday, Natal e início de ano.
Os dados da pesquisa também mostram que o ICF cresceu para todas as faixas de renda analisadas. Entre as famílias com renda inferior a 10 salários-mínimos, o índice subiu 0,6%, alcançando 110,6 pontos. Para aquelas com renda superior a esse valor, a alta foi de 2,2%, chegando a 143 pontos, um patamar superior ao registrado no ano passado, que era de 123 pontos.
Emprego segue como principal fator para o consumo
A análise da Fecomércio BA aponta que o emprego tem sido determinante para a manutenção do consumo, mesmo em um cenário econômico desafiador.
“O emprego tem garantido condições para que as famílias se mantenham no mercado de crédito”, afirmou a entidade, destacando a influência do trabalho na estabilidade financeira das famílias neste início de ano.


Mais Lidas
Seis em cada dez brasileiros usaram Pix mensalmente em 2024, aponta estudo
Oi Fibra agora é Nio: nova gestão quer retomar mercado de banda larga
Fraudes bancárias disparam no Brasil: 10,4% em 2024, aponta Serasa Experian
Negócios
BYD anuncia recarga ultrarrápida para carros elétricos
Copom eleva Selic para 14,25% e juros atingem maior nível desde 2016
Safra recorde no Estado impulsiona Bahia Farm Show 2025; veja o que esperar
Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Serasa revela: 1,7 milhão de baianos têm dívidas baixas e podem limpar nome
Últimas Notícias

Sonho sem investimento é mera ilusão

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo
Jerônimo Rodrigues (PT) participou do encerramento do congresso Cenários & Tendências, evento voltado para setor em Feira de Santana

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão