Éden Valadares diz que não será candidato à reeleição para presidência do PT-BA e defende renovação na sigla
Petista mencionou que, caso optasse por um novo mandato, isso resultaria em dez anos à frente da presidência do PT: ‘Eu acho demais’

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, não será candidato à reeleição para o comando do diretório estadual. Após seis anos à frente da sigla, o petista tomou a decisão depois de consultar familiares e correligionários. A informação foi confirmada por Valadares em entrevista ao Portal A TARDE, que será publicada na segunda-feira (10). A saída do dirigente abre caminho para uma disputa interna no partido, que busca definir novos rumos para 2025.
“Minha chegada à presidência significou uma importante renovação no PT e esse processo não pode parar ou retroceder“, afirmou. Para ele, é essencial que novas lideranças tenham a chance de dar continuidade ao trabalho iniciado, promovendo a renovação do partido.
”Em sua fala, Valadares também mencionou que, caso optasse por um novo mandato, isso resultaria em dez anos à frente da presidência do PT, algo que considerou excessivo. “Disputar um novo mandato poderia significar ficar dez anos na presidência do PT. E isso eu acho demais“, explicou.
Renovação no PT
Valadares afirmou que um dos legados de sua presidência foi o fortalecimento da democracia interna e a maior participação dos filiados nas decisões do partido. Ele também mencionou a relevância de sua gestão na promoção de maior transparência nas finanças partidárias e no fortalecimento das comissões municipais e direções locais.
O presidente estadual do PT na Bahia ressaltou ainda, que a renovação dentro do partido inclui também a atualização das formas de comunicação e das linguagens utilizadas pelo PT em sua relação com a sociedade. “Penso que perseguimos e alcançamos estes desafios. Não é fácil inovar e é preciso reconhecer o papel que meus colegas de direção tiveram ao meu lado“, afirmou.
O petista também destacou os avanços durante seu mandato, que se estendeu por um período de seis anos, após a decisão do Diretório Nacional do partido. Ele reconheceu a contribuição dos colegas de direção e dos funcionários do partido, enfatizando que nada foi feito sozinho.
“Não vou citar para não cometer injustiças. Mas devo a cada um deles essa caminhada. Ninguém faz nada sozinho e muita gente, que sabe o que estou dizendo, vai se reconhecer. A começar pelos funcionários do partido, nossa Executiva, dirigentes e a militância do PT, nosso maior patrimônio“, disse.
Para Valadares, a militância do PT é o maior patrimônio da sigla, e ele atribui a esses membros o sucesso das ações realizadas durante sua presidência. Ele também destacou a diferença entre o modelo político adotado por seu partido e o da oposição. Ele comparou o processo de renovação do PT com o que acontece nas legendas de direita, que, segundo ele, promovem uma forma de liderança “hereditária, de pai para filho, para neto“.
“No PT esse processo é feito pelo caminho da democracia e participação direta dos filiados. O maior orgulho da minha vida são meus filhos e a minha família. Junto a isso, a oportunidade de presidir o PT“, disse.
Aprendizado com políticos históricos da sigla
O gestor do PT na Bahia também falou sobre o aprendizado com outros políticos importantes, como Zezéu e Wagner, e lembrou a lição de que “na política a gente não pode ter apego aos cargos” e pontuou que, ao final de cada ciclo, é necessário promover novos desafios. Ele vê sua saída como parte desse processo natural de renovação.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA

Vitória histórica de Daniel Noboa no Equador: reeleição marcada por polêmica e acusação de fraude
Presidente supera um milhão de votos à frente da adversária Luísa González, que contesta resultado do segundo turno

Após anúncio de gravidez, Davi Brito surge em emergência obstétrica com ex-namorada em Salvador
Campeão do BBB 24 acompanha Adriana Paula em hospital na capital baiana dias após expor gestação e confirmar término nas redes sociais

Bruno Reis cutuca Jerônimo após elogios de César Borges e dispara que gestor se escolhe ‘por realizações’
Prefeito de Salvador também saiu em defesa de ACM Neto e rebateu críticas sobre leilão de áreas verdes

Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bruno Reis firma compromisso com 358 bolsas para atletas e paratletas da capital, superando número concedido no biênio anterior

Médicos alertam para pós-operatório difícil de Bolsonaro: ‘sem previsão de alta’
Equipe médica relata que tratamento do ex-presidente será prolongado e sem estimativa para alta hospitalar nos próximos dias

Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia

Sinjorba celebra 80 anos de história e anuncia projeto inédito sobre memória do jornalismo baiano
Comemoração marca trajetória de lutas e reafirma compromisso com profissionais do setor no Estado

Mario Vargas Llosa, ícone da literatura hispano-americana, morre aos 89 anos
Escritor peruano falece aos 89 anos em Lima; corpo será cremado e não haverá cerimônia pública

Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando encara o Cruzeiro, às 21h30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Leão chega a um ponto em três partidas e agora se prepara para próximo desafio, diante do Fortaleza, na quarta-feira (16), às 21h30, no Barradão