Superintendente da PRF diz que ação em que jovem foi baleada é ‘mais um evento traumático’
PRF abriu procedimento interno e afastou agentes envolvidos em disparo contra veículo de família no Rio de Janeiro
Uma ação de patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, resultou em uma jovem de 26 anos baleada na cabeça, na noite de terça-feira (24). O incidente ocorreu enquanto a família da vítima seguia para uma festa de Natal. A jovem, Juliana Leite Rangel, foi gravemente ferida e segue internada em estado crítico no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), sendo levada ao local pela própria PRF.
Ao comentar o caso, o superintendente geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, afirmou se tratar de “mais um evento traumático”, destacando a seriedade do incidente. A ação de patrulhamento envolveu três agentes, dois homens e uma mulher, que estavam armados com dois fuzis e uma pistola automática. Estes agentes, que geralmente desempenham funções administrativas, estavam em patrulhamento devido ao plantão de fim de ano.
De acordo com o superintendente da PRF no Rio, Vitor Almada, os policiais alegaram que dispararam contra o carro da família por um “grave equívoco”. Eles relataram ter ouvido disparos e acreditaram que os tiros tinham partido do veículo.
PRF abre procedimento interno e afasta agentes envolvidos
A PRF imediatamente afastou os agentes envolvidos no disparo e iniciou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. O incidente coincidiu com a publicação de um decreto pelo governo federal, regulamentando o uso da força policial em todo o País. O decreto estabelece que o uso de arma de fogo deve ser uma medida de último recurso.
Em resposta ao caso, o superintendente Antônio Fernando Oliveira destacou as ações que a PRF tem implementado para evitar tais incidentes. “Temos feito esforços e adotado procedimentos para mudar a forma de atuação da polícia e o efetivo tem se esmerado nesses esforços, como mostram os nossos números”, afirmou Oliveira em entrevista à TV Globonews. “Mas, infelizmente, tenho que voltar aqui hoje para falar sobre mais um evento traumático.”
Criação de Comissão de Direitos Humanos na PRF
Oliveira também mencionou a criação de uma comissão de direitos humanos dentro da PRF e os treinamentos contínuos oferecidos aos agentes para aprimorar a atuação policial, especialmente no combate ao crime. Ele afirmou que essas medidas têm sido bem recebidas pelo efetivo, e garantiu que não há relação entre o incidente e o decreto federal.
Em entrevista à TV Globo, familiares de Juliana relataram que, durante o trajeto para a festa de Natal, a família ouviu a sirene da PRF e trocou de faixa para dar passagem ao carro da patrulha. Em seguida, o veículo foi atingido por vários disparos. O pai de Juliana, que dirigia o carro, também foi baleado na mão.
Ações da PRF após o incidente
Em nota oficial, a PRF informou que a Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal em Brasília determinou a abertura de um procedimento interno para investigar o ocorrido. A polícia também afirmou que os agentes envolvidos foram afastados preventivamente de todas as atividades operacionais.
“A PRF lamenta profundamente o episódio. Por determinação da Direção-Geral, a Coordenação-Geral de Direitos Humanos acompanha a situação e presta assistência à família da jovem Juliana”, dizia a nota. A PRF também ressaltou que está colaborando com a Polícia Federal nas investigações do caso.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
Últimas Notícias
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Porta M! analisa as profecias que mais repercutiram e faz um balanço de erros e acertos
Bruno Reis detalha escolha de atrações para Festival Virada: ‘A gente procura contemplar todos os estilos musicais’
Prefeito de Salvador também explicou que grade de shows só pode ser fechada após sua reeleição, no dia 6 de outubro
Titular da SPMJ detalha funcionamento do app ‘Nina’ que receberá denúncias de assédio no Festival Virada Salvador
Através da ferramenta, vítimas poderão ter acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp
Novos kits praia são instalados em Salvador para incentivar descarte correto de resíduos
Foram colocados 40 novas lixeiras com coleta seletiva entre praias de Jaguaribe e Stella Maris
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Estudo global aponta aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais entre jovens
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Número representa um crescimento de 1,85% em relação a outubro, quando o valor era de R$ 7,073 trilhões
Moraes dá 48 horas para Exército explicar visitas a militares investigados por plano golpista
Conforme o ministro, visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima
Thathi agita Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Cantora baiana homenageia 40 anos do Axé Music e promete um show inesquecível na Arena Canto da Cidade
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico
Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon
Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores