Titular da SPMJ detalha funcionamento do app ‘Nina’ que receberá denúncias de assédio no Festival Virada Salvador
Através da ferramenta, vítimas poderão ter acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp

A secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, explicou, nesta quinta-feira (26), as funcionalidades do aplicativo “Nina”, que receberá denúncias de casos de violência durante o Festival Virada Salvador. Através da ferramenta, as vítimas poderão ter um acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp.
“O aplicativo Nina já é utilizado em outros espaços dentro do sistema de mobilidade, transportes públicos. Então a proposta é que a gente tenha o QR Code dentro dos ônibus que estão circulando com as linhas especiais no circuito, onde essa mulher vai poder, através de um contato direto do QR Code, já começar um diálogo no WhatsApp de cadastro e também, ampliando essa atuação do Nina, dentro do circuito, teremos totens, teremos também vários espaços com QR Code disponibilizados, ventarolas distribuídas com QR Code para que todas as mulheres que queiram fazer a denúncia através do aplicativo possam”, explicou ao Portal M!.
Além disso, o atendimento também poderá ser realizado através dos postos avançados de atenção à mulher, localizado na Arena ‘O Canto da Cidade’. Segundo Lordelo, um dos objetivos é atender mulher que, eventualmente, percam o telefone no Festival. “A gente sabe que às vezes a mulher, na violência, perde o telefone e fica sem aplicativo. Ela se direciona ao nosso posto avançado de atenção à mulher, que o mesmo protocolo que ela preenche através do Nina, poderá preencher presencialmente com as nossas técnicas, e nós vamos fazer todo o encaminhamento”.
O espaço contará com a Delegacia especializada de Atenção à Mulher, que será responsável por levar as mulheres à Casa da Mulher Brasileira, caso necessário. “A partir do momento que essa mulher se cadastra, através dos dados dela, nós temos todo o contato e orientação de que local ela deve se dirigir”.
O posto avançado funcionará das 19h às 7h, e oferecerá suporte psicológico, jurídico e encaminhamentos para mulheres vítimas de violência de gênero durante o evento.
O “Nina” também estará conectado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionará em plantão para oferecer medidas protetivas e atendimento especializado.
Aplicativo será ampliado para Carnaval de Salvador
Questionada sobre a utilização do aplicativo, a titular da SPMJ ressaltou que o “Nina” será ampliado para o Carnaval de Salvador. “Nós estamos trabalhando com a Nina como aplicativo para este evento, com possibilidade de ampliação através do Carnaval e também pensando já em utilizar um sistema de mobilidade da cidade”, pontuou ao Portal M!.
Crianças e adolescentes
Ao longo do Festival Virada Salvador, a SPMJ também promove o programa Salvador Acolhe, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou filhos de ambulantes, será realizado na Escola Municipal Luiza Mahin (Armação), tendo capacidade inicial para 100 vagas. O espaço poderá ser ampliado em até 20% e funcionará de 7h do dia 27 até o meio-dia do dia 1º de janeiro, oferecendo recreação, apoio psicológico, assistência social e segurança, permitindo que os pais trabalhem com tranquilidade.
“Para crianças e adolescentes, como todos os anos, o acolhimento para até 120 filhos dos ambulantes cadastrados a partir de amanhã de manhã, nós já estamos recepcionando e ficaremos ininterruptamente até o dia 31 com todas as refeições, com toda a ludicidade, com a equipe médica, odontológica, psicossocial, fazendo brincadeiras. Eu até convido a imprensa e convido as pessoas que queiram conhecer esse espaço de acolhimento que também vá lá, na Escola Luiza Mahin”, disse ao Portal M!.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes

Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Caso envolve perseguição armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022