Geração Z: entenda tendência de trocar smartwatch por relógio analógico

Mercado indica crescimento do estilo tradicional, apesar do impacto da tecnologia


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 11/11/2024 08:20 Cidades
Geração Z: entenda tendência de trocar smartwatch por relógio analógico - Divulgação

Mesmo com a crescente tendência de usar smartwatches, principalmente pelo fato do relógio digital exercer diversos papéis, além do principal – mostrar a hora -, jovens da chamada Geração Z destacam a preferência no uso dos peças analógicas, com ponteiros. No TikTok, inclusive, os vídeos com a hashtag #relogio já ultrapassam a marca de 100 mil publicações.

Apesar das facilitações tecnológicas, o relógio analógico continua sendo tendência, principalmente no mundo da moda. Outros fatores que levam à preferência pelo modelo tradicional de ver as horas dizem respeito à questões de segurança, em decorrência dos altos índices de roubos e furtos.

A costureira Brenda Falcão, de 29 anos, é uma das que continuam preferindo o modelo tradicional, apesar de destacar a imersão tecnológica dos tempos modernos. Ela, que também é influenciadora e tem uma conta na rede social de vídeos em que faz análises de celulares, já disse que substituiu o seu smartwatch por relógios analógicos.

Em um dos vídeos que dividiu opiniões, como de costume no TikTok, Brenda justificou a preferência por um relógio mais vintage. Outro motivo é o fato de não exigir que a bateria seja recarregada quase todos os dias, algo que lhe proporciona mais tranquilidade no uso.

“Aqui onde eu moro não é tão calmo como em outros lugares. Geralmente, eu costumo olhar a hora no próprio relógio, não no celular. Portanto, eu junto é útil ao agradável: o meu gosto e a situação também do lugar que moramos”, relata a costureira, que mora em Pacajus, no interior do Ceará.

O filmmaker Bernardo Britto, de 29 anos, defende que “smartwatch não é relógio”. O criador de conteúdo tem um canal para falar de relógios e acumula mais de 300 mil seguidores no Instagram, 2 milhões de curtidas no TikTok e quase 60 mil inscritos no YouTube.

Bernardo aponta que utilizar um relógio é muito mais do que apenas “olhar as horas”. “Fico triste quando dizem que relógio é só para dizer a hora, porque não é”. Segundo ele, o uso do item é uma forma de expressão. O filmmaker disse ainda que ganhou seu primeiro relógio da avó, quando tinha 7 anos, o que reforça ainda mais o sentimentalismo com os aparelhos tradicionais.

“Eles começaram a olhar para o relógio como relógio. […] E a ‘galera’ começou a se preocupar um pouco com a personalidade e aparência. Assim como estar bem vestido, usar um relógio legal transmite uma mensagem para quem você está conhecendo”, comentou o criador de conteúdo, ao dizer que os hábitos da Geração Z foram impactados diretamente pelo uso dos smartwatches nos últimos cinco ou dez anos.

Crescimento do estilo tradicional

Apesar das avaliações positivas de integrantes da Geração Z, algumas marcas brasileiras apontam que o público-alvo tem idade entre 30 a 50 anos. Empresas clássicas, como Condor e Champion, porém, dizem que o interesse maior vem de pessoas de 25 a 45 anos.

O cofundador da Statera Watch Co., de relógios mecânicos, Rafael Guimarães, diz ainda que a marca apresentou um crescimento de clientes voltados para o modelo tradicional durante a pandemia. “Observamos que há um crescente interesse de pessoas mais jovens, que estão descobrindo e mergulhando no encantador mundo da relojoaria mecânica como uma forma de expressão”.

“Nos fez lembrar da Crise do Quartzo nos anos 1970, quando a relojoaria tradicional enfrentou uma grande ameaça. […] [Mas] a Crise do Quartzo também evidenciou que a paixão pelos relógios mecânicos ia além da mera funcionalidade. Os relógios mecânicos resistiram porque são uma expressão de arte, tradição e ‘savoir-faire’ (saber-fazer) que os relógios a quartzo ou digitais não conseguem replicar”, complementou o empresário.

Edmundo Nascimento, head de Growth da Champion, também aponta que, no início, os revendedores de relógios temiam por uma redução da demanda com o uso dos celulares. Fato este que não aconteceu, já que o item apresentou um crescimento entre os itens de moda. “O relógio vem crescendo ano a ano”.

Estilos ‘Old Money’ e ‘Vovôcore’

Outro fato relacionado à preferência da Geração Z em aderir os relógios analógicos diz respeito a uma nova tendência. A consultora de moda Thamyris Curado, de 34 anos, formada em jornalismo, ainda aponta que os relógios “nunca estiveram em baixa” e que “são itens clássicos”.

Ela ainda citou o “Old Money”, tendência de moda muito comentada nas redes sociais que busca o tradicionalismo, com roupas lisas que “fogem daquilo que não é considerado elegante”. Outra tendência do mercado é o “Vovôcore”, que dá preferência a estilos “vintage”.

Em 2023, o “Vovôcore” apareceu no Pinterest Predicts, relatório do aplicativo que prevê as maiores tendências para o ano seguinte. Além disso, a rede social destacou que a busca pelo “Estilo Vovô” cresceu em 60% neste ano.

“Quando eu trago um relógio analógico, eu estou comunicando uma coisa. Quando eu trago um relógio esportivo, voltado para o digital, eu estou comunicando outra. Relógio digital é só na academia”, concluiu a especialista em moda, ao dizer que os smartwatches não são “estéticos”.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP -
Cidades 15/11/2024 às 08:00

Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP

Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper


Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares -
Cultura 15/11/2024 às 07:30

Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares

Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa


Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira -
Cidades 15/11/2024 às 07:00

Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira

Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia


Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil -
Cidades 14/11/2024 às 23:00

Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país


Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20 -
Cidades 14/11/2024 às 22:30

Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20

Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina


Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos -
Negócios 14/11/2024 às 22:00

Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos

Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país


Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana -
Cidades 14/11/2024 às 21:30

Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana

Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região


Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’ -
Política 14/11/2024 às 21:00

Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’

Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo


STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte -
Política 14/11/2024 às 20:40

STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte

Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação


Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque -
Política 14/11/2024 às 20:20

Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada