Sociedade deve ver responsabilidade fiscal como valor, defende Elmar Nascimento
Parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro

A sociedade precisa reconhecer a responsabilidade fiscal como um valor essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, segundo o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). Durante participação no Lide Brasil Conferência Lisboa, ele afirmou que o Congresso está comprometido em apoiar medidas que racionalizem os gastos públicos e auxiliem o país a superar a recorrente crise fiscal.
“Sobre a questão fiscal, o Congresso jamais se furtará a aprovar qualquer iniciativa que dê racionalidade ao gasto público. Estamos sempre em crise fiscal e sair dela é algo que todos almejamos. Para isso, temos que mudar de abordagem e passar a ver a responsabilidade fiscal como um valor da sociedade, como uma virtude a ser perseguida”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro, enfatizando que a justiça fiscal deve ser uma prioridade. Ele destacou a desproporção na tributação de diferentes setores e reforçou o apoio do Congresso para iniciativas que promovam maior equilíbrio na arrecadação.
“Há certamente pessoas e empresas que são muito pouco taxadas, em detrimento de outras que pagam alíquotas excessivas. A correção desse tipo de distorção certamente contará com o apoio do Congresso Nacional”, declarou.
Elmar Nascimento chamou atenção ainda para o impacto do descompasso entre as expectativas do mercado financeiro e a realidade econômica do país. Ele alertou que essa desconfiança pode levar a juros elevados, câmbio desvalorizado e resultados negativos na bolsa.
“Nesse ponto, diferentemente do que pensa o nosso presidente Lula, a quem respeito bastante, acho que os números do mercado financeiro devem sim ser levados em consideração. Eles passam mensagens importantes, e devemos ouvi-las, interpretá-las, sem que isso queira dizer que somos reféns do mercado”, pontuou.
Para o deputado, o Brasil precisa superar ciclos de crescimento instáveis e focar em investimentos de longo prazo, alinhados a uma gestão pública mais eficiente. Ele defendeu que políticas públicas sejam precedidas de avaliações criteriosas e monitoradas com base em seus impactos reais.
“A adoção de políticas públicas deve ser antecedida de uma avaliação criteriosa e, uma vez adotada, monitorada quanto a sua eficácia por meio de avaliações de impacto. A verdade é que fazemos isso muito pouco e vemos, não raro, gastos tributários virtuosos e pouquíssimos eficientes se perpetuarem”, declarou.
As discussões acontecem em um contexto de revisão fiscal promovida pelo governo, que busca racionalizar despesas e rever subsídios. A Receita Federal divulgou recentemente que empresas receberam R$ 97,7 bilhões em benefícios fiscais nos primeiros oito meses de 2024, sinalizando a necessidade de ajustes na concessão desses incentivos.
Além da questão fiscal, Elmar defendeu avanços em pautas como a modernização de marcos legais e a limitação dos juros do cartão de crédito. Para ele, essas medidas são cruciais para alinhar expectativas de mercado e promover crescimento econômico sustentável no país.
Mais Lidas
Política
Haddad defende economia forte como base para reeleição de Lula em 2026
Últimas Notícias

Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia

ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22

Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs

Barroso volta a defender regulação da IA e diz que STF ‘não está legislando’ em processo sobre redes sociais
Ministro vê riscos no uso da inteligência artificial e explica julgamento que responsabiliza plataformas digitais

Ex-ministro de Bolsonaro deixa prisão, mas terá que cumprir restrições impostas pelo STF
Gilson Machado deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento obrigatório à Justiça e cancelamento do passaporte

Novo alerta de desastres chega ao Nordeste: celulares são testados em Salvador e outras cidades da Bahia
Mensagens com som de emergência chegaram a celulares em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho: veja quem deve se inscrever
Serviço militar obrigatório para homens e voluntário para mulheres terá início em 2026

Zé Cocá diz que Jerônimo o ‘conquistou’ e sinaliza aliança: ‘quem trabalha, o povo reconhece’
Governador esteve em Jequié nesta sexta-feira (13), para anunciar uma série investimentos estaduais no município

PSDB decide suspender incorporação ao Podemos após discordância sobre presidência da nova sigla
Podemos pediu presidência de quatro anos para Renata Abreu; PSDB propunha rodízio até 2028 e vai retomar conversas com outras siglas

STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
Moraes autoriza diligências finais antes das alegações da PGR e defesas; Zanin poderá marcar julgamento após análise dos pedidos

‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques com mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França
Israel ataca instalações nucleares do Irã e ameaça Teerã; Irã reage e alerta EUA, Reino Unido e França sobre retaliação

Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Estado aparece entre os líderes em buscas por passagens aéreas, segundo levantamento com mais de 700 milhões de registros