Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiü França, autor do atentado a bombas na Praça dos Três Poderes, visitou a Câmara dos Deputados horas antes de realizar o ataque. Na manhã de quarta-feira (13), às 8h15, ele esteve no anexo IV da Casa, foi ao banheiro e saiu rapidamente. Neste anexo ele deixou um carro com explosivos no estacionamento público.
Além do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara era outro alvo do atentado. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, uma varredura foi realizada na madrugada e manhã desta quinta-feira (14), mas nenhuma bomba foi encontrada. Outras varreduras preventivas seguem sendo realizadas enquanto as investigações sobre as explosões continuam. A segurança foi intensificada na Casa Legislativa, e novas medidas de prevenção estão sendo adotadas.
Tiü França já havia visitado a Câmara em 2023, quando se encontrou com o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC), amigo de sua juventude. O parlamentar relatou que o visitado estava “visivelmente alterado” durante o encontro. Além disso, Tiü França também esteve no STF em agosto deste ano, quando fez publicações em suas redes sociais atacando ministros da Corte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes do Congresso.
Entre seu histórico político há uma candidatura a vereador em Rio do Sul (SC) em 2020, pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. Pessoas próximas a ele afirmam que ele tinha uma forte identificação com o ex-presidente, e seu irmão, Valdir Rogério Luiz, destacou que o autor do atentado passou por um processo de radicalização política.
Em resposta ao atentado, tanto a Câmara quanto o Senado suspenderam a visitação ao Congresso Nacional até o próximo domingo (17), como medida de segurança adicional. O clima de tensão permanece enquanto as investigações avançam, e mais informações sobre o caso continuam sendo apuradas.
“Mais bolsonarista do que outra coisa”
Segundo o ex-presidente do PL na cidade na época que se candidatou, Eduardo Marzall, França tinha grande admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ele queria entrar na política para fazer alguma coisa de diferente. Claro que ele tinha um apreço muito grande pelo Bolsonaro. Ele sempre falava que o Judiciário, no geral, era uma coisa que incomodava ele muito”, afirmou.
Marzall, que conhece França desde sua adolescência, descreve-o como um homem “equilibrado e correto”. Para o presidente do PL em Rio do Sul, o atentado causou grande surpresa na comunidade. “Ficamos todos assustados. Ele era um cara pacato de uma cidade do interior. A cidade está toda estarrecida”, disse.
Marzall lembra que a ligação de França com a política foi, em grande parte, influenciada pela figura de Bolsonaro. “Ele era mais bolsonarista do que outra coisa”. A última lembrança de interação de Marzall com França ocorreu em 2022, quando o ex-candidato a vereador defendia, por exemplo, a implementação do voto impresso, pauta apoiada por Bolsonaro.
Segundo Marzall, França agiu de forma independente, o que leva o presidente do PL a acreditar que ele tenha sido um “lobo solitário” no atentado. O ataque ainda está sendo investigado, bem como as motivações políticas.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos