Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
No Dia Nacional da Alfabetização, lembrado nesta quinta-feira (14), o Brasil reflete sobre os desafios do analfabetismo, especialmente entre a população mais velha. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país ainda possui 9,3 milhões de analfabetos, sendo que 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Este quadro é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, onde mulheres negras, pardas e moradores de áreas rurais são mais afetados.
Com o objetivo de combater esse cenário, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, desenvolvido pelo Instituto Yduqs em parceria com a Estácio, oferece aulas gratuitas com material didático e uma metodologia própria. Em cerca de quatro meses, o programa busca transformar a vida de pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. As inscrições para o primeiro semestre de 2025 estão abertas em 15 campi da Estácio, localizados em estados como Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e no Distrito Federal.
“A cada conquista de um aluno alfabetizado demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. Ao longo desses sete anos, o programa já beneficiou centenas de famílias e queremos levar essa oportunidade para novas comunidades”, disse a presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, Cláudia Romano.
O programa, que visa atender jovens e adultos não alfabetizados na idade escolar, é ministrado em dois módulos: o primeiro foca na alfabetização e no domínio básico da matemática, e o segundo trabalha leitura, interpretação de texto e escrita, com atenção ao analfabetismo funcional. A equipe do programa conta com mais de 70 profissionais, incluindo coordenadores, professores e alunos de cursos de licenciatura da Estácio, além da atriz Malu Mader como madrinha da iniciativa.
Na capital baiana, alunas como Dejane Almeida, Maria de Lurdes dos Anjos e Raimunda Conceição superaram suas inseguranças e se inscreveram no programa. Dejane, de 49 anos, moradora de Periperi, em Salvador, começou o curso a partir do incentivo do filho. “Quando fui chamada, chorei de tanta emoção. Poder aprender hoje, o que não aprendi no passado, é gratificante. Estou muito feliz com minhas conquistas, que para mim, são gigantes. Com o apoio das professoras, dos meus colegas e do meu filho, sinto que estou indo mais longe do que jamais imaginei chegar”, destacou.
Já Maria de Lurdes, de 58 anos, natural de Adustina, município localizado a mais de 300 km de Salvador, passou a maior parte da vida sem saber o básico da leitura e escrita. “Hoje já consigo até produzir textos. Com as aulas, consegui me libertar de limitações que, inclusive, eu mesmo me coloquei. Estou muito feliz e encorajo qualquer pessoa a participar. Tudo está valendo a pena”, contou.
Aos 60 anos, Raimunda Conceição decidiu mudar o rumo da própria história e aprender a ler e escrever. A coragem para a inscrição no curso veio de uma amiga, por quem tem grande apreço e gratidão. “Sem essa iniciativa da minha colega, nada disso seria possível. Quando tinha 12 anos, meus pais me abandonaram e tive que seguir a vida sempre só e lutando muito. Hoje, sou casada e estou grata por tudo que tenho”, conta.
Sobre o Programa de Alfabetização
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria que já alfabetizou mais 1700 pessoas.
Em parceria com a Estácio, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 15 campi da instituição, localizados em diversos estados, incluindo Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e o Distrito Federal. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, a ação conta com cerca de 70 alfabetizadores comprometidos em promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Mais informações estão disponíveis no site.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Últimas Notícias
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Semob desenvolve ação para ampliar participação feminina no transporte público
Iniciativa busca capacitar mulheres para atuar em todas as áreas do transporte
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil