Urnas para 2º turno em Camaçari começam ser preparadas pelo TRE-BA a partir de terça-feira
Disputa entre vereador Flávio Matos (União Brasil) e ex-prefeito Luiz Caetano (PT) acontecerá no próximo dia 27
A preparação das urnas que serão usadas no 2º turno da eleição em Camaçari será realizada, na próxima terça (22) e quarta-feira (23), pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). No total, 600 urnas eletrônicas estarão disponíveis para o pleito, com 60 delas destinadas à contingência, caso surja necessidade de substituição. A disputa entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União Brasil), e o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) acontecerá no próximo dia 27.
A primeira etapa desse processo, a geração de mídias, será conduzida, já na próxima segunda-feira (21), pelas zonas eleitorais 170ª e 171ª , no Fórum Clemente Mariani, no Centro Administrativo de Camaçari. Serão inseridos os dispositivos de armazenamento (pen drives) e os dados necessários para a eleição, como a lista de eleitores, os sistemas de votação e as informações dos candidatos e suas fotos.
Após a geração, as mídias permanecem em segurança até o próximo estágio, que é a carga e lacração das urnas. Esse evento poderá ser acompanhado por representantes de entidades como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e a sociedade em geral. A cerimônia de geração de mídias na 170ª Zona Eleitoral está marcada para as 9 horas, enquanto a 171ª Zona Eleitoral iniciará o processo às 8h30 do mesmo dia.
Já o procedimento de carga e lacração das urnas será realizado na terça e quarta no Fórum Eleitoral de Camaçari. A 171ª Zona Eleitoral realizará esse processo na segunda, a partir das 8h30, e a 170ª Zona Eleitoral concluirá o procedimento na terça, às 9 horas. Essa etapa consiste em inserir as mídias geradas nas urnas e selá-las, garantindo a segurança e a integridade do processo de votação.
As cerimônias de carga e lacração também estarão abertas ao público e aos representantes das mesmas instituições convidadas para a geração de mídias. Durante esse processo, os presentes poderão verificar os procedimentos e assinar os lacres das urnas, garantindo a transparência e a auditoria do processo eleitoral.
Camaçari
Camaçari vive o cenário político mais acirrado da Bahia nas eleições municipais de 2024. No 1º turno, Luiz Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos, enquanto Flávio ficou em segundo lugar com 49,17% (77.367) dos votos. Por isso, o 2º turno, que acontecerá pela primeira vez na história do município no próximo dia 27, indica uma decisão apertada entre os prefeituráveis.
Por um lado, o petista tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal – ele já governou a cidade em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Por outro, o candidato do União Brasil quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos de comando no 4º maior colégio eleitoral da Bahia.
Apesar da liderança de Caetano no 1º turno, a última pesquisa de intenção de votos indicou que Flávio Matos teria lhe ultrapassado. De acordo com o levantamento, o presidente da Câmara aparece com 50,8% das intenções, contra 49,2% do ex-prefeito do município. Para tentar mudar esse cenário, o presidente Lula participou, nesta última quinta-feira (17), de um comício em Camaçari com Caetano, que reuniu, segundo organizadores, mais de 50 mil pessoas.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe
Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB
Presidente estadual da sigla contou que encontro nacional deve ocorrer durante congresso da sigla