Gilmar Mendes diz que decisão do STF em descriminalizar porte de maconha não é ‘liberação geral’
Segundo ministro, intenção da Corte foi determinar uma distinção clara entre usuário e traficante

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta quarta-feira (26), que o julgamento que resultou na descriminalização do porte da maconha para uso pessoal não é indicação de um liberou geral da droga. Segundo Mendes, que participa na capital de Portugal de evento organizado por uma instituição de ensino superior da qual é dono, a intenção da Corte foi determinar uma distinção clara entre usuário e traficante.
“Foi um entendimento muito racionalizado e moderado. Se trata apenas de separar o traficante daquele que é apenas usuário. Não se trata de uma liberação geral para recreio ou coisa do tipo. É enfrentar a droga como uma doença mesmo, que precisa de tratamento. É, antes de tudo, um problema de saúde”, disse Gilmar.
No julgamento do STF, o ministro estava entre os que defenderam a descriminalização da maconha. O Supremo já tem maioria que segue esse entendimento. O ministro evitou rivalizar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que na terça-feira, 25, criticou a decisão da Corte afirmando que a decisão era uma interferência na atuação do Legislativo. Tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que mantém o uso das drogas como crime.
“Não há invasão de competência porque, de fato, o que estamos examinando é o artigo 28 da lei de drogas em face da Constituição”. O artigo citado pelo ministro estabelece que “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização” está sujeito a advertência, prestação de serviço à comunidade ou comparecimento a programa ou curso educativo. Para a maioria dos ministros do STF, o porte da maconha não deve ser considerado crime.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que também participa do evento em Lisboa, disse que há maioria no Congresso a favor da PEC, mas disse que não haverá pressa na tramitação.
Leia também:
Prefeito diz ser contra decisão do STF em descriminalizar porte de maconha
Após decisão do STF, Lira cria comissão para debater criminalização das drogas
Pacheco discorda de decisão do STF sobre descriminalização do porte de maconha
Mais Lidas
Política
Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira
Últimas Notícias

Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus
Vereadores Odailson Pequeno (Pode) e Neto da Saúde (PMB) podem perder seus mandatos; ainda cabe recurso

Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra
Pernambucano já decidiu seus dois principais alvos: Gracyanne Barbosa e João Gabriel

Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira
Medida aprovada pela Camex isenta produtos como carne, café, milho e açúcar do imposto de importação

Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’
Empresária ressaltou que tudo está sendo preparado com muito 'cuidado' e evento pode contar com Preta Gil

Após buscas, Polícia Federal diz que não encontrou mensagens entre Rivaldo Barbosa e Marielle Franco
Defesa busca demonstrar que ele mantinha uma relação cordial e profissional com a vereadora

Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025
Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991

Após digitalização e requalificação de espaços públicos, Alexandre Tinoco encerra ciclo na Semop e assume Semge
Novo titular da Semge, Tinoco promete modernizar a gestão pública municipal

Exposição ‘Trans Laerte’ no MAC Bahia é prorrogada até final de março
Prorrogação da exposição também inclui atividades complementares

Após seis dias na UTI devido à infecção, Preta Gil é transferida para quarto hospitalar
Artista havia sido internada no último sábado (8)

Circo Picolino celebra mês do circo com espetáculos especiais e programação diversificada
Evento traz atrações de mágica, acrobacias e palhaçaria para todas as idades em Salvador