Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025
Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991

O romancista, dramaturgo e autor de telenovelas Dias Gomes será o homenageado da Festa Literária Internacional do Pelourinho 2025 (FLIPELÔ), que acontece entre 6 e 10 de agosto. O escritor baiano, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991.
“Dias Gomes é um grande escritor baiano. Amigo de Jorge Amado, era sempre recebido na Casa do Rio Vermelho. Trocavam cartas, que hoje integram o acervo da Fundação Casa de Jorge Amado. E tinham uma conexão quanto aos temas abordados em suas obras como a intolerância religiosa, a exploração política e comercial da fé popular, o coronelismo político e o progresso descontrolado, assim como no uso do estilo literário realismo mágico”, afirmou a diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, responsável pela realização do evento.
Nascido em Salvador, em 19 de outubro de 1922, Dias Gomes iniciou sua trajetória literária na adolescência. Aos 15 anos, escreveu sua primeira peça, A comédia dos moralistas, vencedora do Concurso do Serviço Nacional de Teatro em 1939. Sua estreia profissional no teatro ocorreu em 1942, com a peça Pé-de-cabra, apresentada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Trajetória no teatro e no cinema
Em 1960, escreveu O Pagador de Promessas, peça adaptada para o cinema em 1962 por Anselmo Duarte. O filme, rodado no Pelourinho, foi o primeiro brasileiro a ser indicado ao Oscar e o único a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Com o golpe militar de 1964, Dias Gomes enfrentou censura e perseguição, assim como Jorge Amado. Apesar das restrições, seguiu produzindo obras com forte teor crítico e defesa das liberdades democráticas.
Na televisão, consolidou-se como um dos principais nomes da teledramaturgia nacional. Entre suas novelas estão O Bem-Amado (1973), O Espigão (1974), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985), que teve sua exibição proibida pela ditadura em 1975.
Legado e reconhecimento
Ao longo da carreira, Dias Gomes escreveu 33 peças, oito livros, 14 novelas, cinco minisséries e dois seriados. Suas obras foram adaptadas para diversos países, como Argentina, Chile e México.
“Para nós é uma honra e alegria realizar esta homenagem a Dias Gomes na 9ª edição da FLIPELÔ. Avaliamos como justa e merecida por todo o seu legado, sua contribuição à literatura, ao teatro e à televisão. Vamos realizar uma festa linda trazendo a energia de tantos personagens de Dias Gomes que marcaram a TV brasileira, assim como os personagens de Jorge Amado, que até hoje enchem de vida o nosso Pelourinho”, frisa Angela Fraga.
“A Flipelô se consolidou no calendário nacional das festas literárias. Talvez sejamos a maior entre todas com uma programação que é toda gratuita. Fomos abraçados pela comunidade do Pelourinho, que soma na construção da festa. A cada ano aumenta o público baiano e de outros estados. Ano passado, mais de 250 mil pessoas vieram ao Centro Histórico nos cinco dias do evento”, conclui Fraga.
A FLIPELÔ é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, instituição privada sem fins lucrativos. O evento conta com patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo da Bahia, via Fundo de Cultura, além de parcerias com o Grupo CCR, Shopping da Bahia e ITS Brasil.
Redação
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados