Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes
Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 41%, ultrapassando pela primeira vez a taxa de aprovação, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta última quinta-feira (13). O levantamento revela um aumento de 7 pontos percentuais na percepção negativa em relação à última pesquisa realizada em dezembro de 2024.
Apenas 27% dos entrevistados classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, o que representa uma queda de 7 pontos em comparação com o levantamento anterior. Outros 30% avaliam o governo como “regular”, enquanto 1% não soube ou não quis responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de março de 2025 e ouviu 2.000 pessoas em 131 municípios do Brasil. O nível de confiança é de 95%, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Forma de governar também é desaprovada
O levantamento também investigou a opinião dos brasileiros sobre a forma de governar de Lula. Nesse aspecto, 55% desaprovam a maneira como o presidente conduz o país, um aumento de 9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Em contrapartida, 40% aprovam a gestão, o que representa uma queda de 7 pontos. Outros 4% não souberam ou não quiseram opinar.
A confiança em Lula também apresenta queda: apenas 40% afirmam confiar no presidente, enquanto 58% declaram ter desconfiança, um aumento de 6 pontos percentuais. Outros 2% não souberam responder.
Desaprovação cresce entre eleitores do Nordeste e base de apoio
A queda na aprovação do governo Lula é observada até mesmo em segmentos que tradicionalmente apoiam o presidente. Entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022, a aprovação caiu de 64% para 52%.
No Nordeste, região que historicamente representa a principal base de apoio do petista, a avaliação positiva despencou de 50% para 37%. Entre os brasileiros com menor escolaridade e aqueles que recebem até um salário mínimo, Lula ainda preserva algum apoio, com 36% e 34% de aprovação, respectivamente.
Por outro lado, a reprovação é mais expressiva entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse grupo, 72% classificam o governo Lula como “ruim” ou “péssimo”. Outras categorias que apresentam elevado índice de desaprovação incluem:
- Pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (59% de reprovação);
- Eleitores com maior escolaridade (48%);
- Evangélicos (52%);
- Homens (46%).
Comparativo com pesquisa AtlasIntel
Os dados do Ipsos-Ipec reforçam a tendência de crescimento da avaliação negativa ao governo Lula, já observada em outros levantamentos recentes. A pesquisa AtlasIntel divulgada, na última sexta-feira (7) mostrou que 50,8% dos entrevistados consideram a gestão “ruim” ou “péssima”, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
Neste mesmo estudo, apenas 37,6% dos entrevistados avaliaram o governo como “ótimo” ou “bom”, enquanto 53% afirmaram desaprovar a gestão do presidente. A pesquisa AtlasIntel foi realizada com 5.710 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, com margem de erro de um ponto percentual.
Entre os segmentos com maior rejeição ao governo Lula, segundo a AtlasIntel, destacam-se:
- Evangélicos (76,3%);
- Moradores da região Sul (62,7%);
- Moradores do Centro-Oeste (59,3%).
As áreas de maior insatisfação incluem impostos, segurança pública e responsabilidade fiscal. Por outro lado, políticas sociais e a criação de empregos são os setores com melhor avaliação.
Perspectivas para governo Lula
Os números revelam um cenário desafiador para o presidente Lula, especialmente diante da queda na aprovação em regiões e segmentos-chave para sua base de apoio. A tendência de aumento na desaprovação, evidenciada por diferentes institutos, pode impactar diretamente a capacidade do governo de implementar sua agenda e mobilizar apoio para futuros projetos.
Com a aproximação do ciclo eleitoral de 2026, os dados também sugerem um ambiente polarizado, em que o governo precisará buscar estratégias para reverter a percepção negativa e fortalecer sua base de apoio para enfrentar possíveis adversários em futuras disputas presidenciais.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico