Bolsonaro ironiza possível candidatura de Gusttavo Lima à Presidência em 2026: ‘Não conheço’
Artista tem se posicionado como uma opção política para as próximas eleições, embora o ex-presidente tenha mostrado ceticismo em relação à sua preparação para o cargo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou, nesta quinta-feira (13), a possível candidatura do cantor Gusttavo Lima à presidência nas eleições de 2026. Durante evento em São Paulo, Bolsonaro foi questionado sobre o assunto e afirmou não conhecer o artista.
“Não conheço (Gusttavo Lima). É um cantor”. O artista tem se posicionado como uma opção política para as próximas eleições, embora o ex-presidente tenha mostrado ceticismo em relação à sua preparação para o cargo.
Em janeiro, Bolsonaro já havia dado declarações críticas ao nome do sertanejo para a presidência. Na ocasião, o ex-presidente afirmou que Gusttavo Lima não estava “pronto” para ocupar o cargo e sugeriu que ele seria um bom nome para o Senado.
“Conversei com ele um tempo atrás, no dia seguinte apareceu a candidatura dele para presidente. Então eu tirei o pé. Ele tem idade e popularidade. […] É um excelente nome para o Senado, mas, para a presidência, não sei se está maduro ainda”, comentou.
O cantor, que anteriormente declarou apoio a Bolsonaro, vem se posicionando como possível candidato à presidência. Nos últimos dias, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou que está planejando uma pré-campanha e mencionou Gusttavo Lima como um possível nome para vice ou até presidente em uma eventual chapa.
Questões partidárias e pré-campanha
Nos bastidores, o União Brasil avalia a possibilidade de uma candidatura conjunta entre Ronaldo Caiado e Gusttavo Lima. Contudo, a filiação do cantor ao partido ainda é uma dúvida. Pessoas próximas ao sertanejo afirmam que ele sente um “chamado de Deus” para ingressar na política, mas o cantor também tem dedicado tempo à sua carreira artística, o que dificulta conciliar os dois projetos.
Segundo informações divulgadas pela newsletter do jornalista Thiago Prado, o evento marcado para abril em Salvador seria uma espécie de teste para avaliar o interesse político de Gusttavo Lima.
Caiado, por sua vez, já afirmou que não será candidato à presidência caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decida se lançar ao cargo. A trajetória política do cantor segue indefinida, com ele mais focado na carreira musical do que em uma candidatura formal.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se manifestou nesta quinta-feira (13), afirmando que a decisão sobre uma possível candidatura de Gusttavo Lima depende exclusivamente do cantor.
“Vai depender dele, sabendo que, da minha parte, ele vai ter todo respaldo se optar por vir para o União Brasil, que eu também o convidei e ele disse pra mim: governador, esse assunto partidário, eu só vou tratar no próximo ano”, disse ele em evento promovido pela ONG Todos pela Educação.
Gusttavo Lima e o apoio a Caiado
Caiado reiterou que, se Gusttavo Lima decidir se filiar ao União Brasil, contará com total apoio do partido e de sua pré-campanha.
O lançamento oficial da pré-campanha de Caiado está previsto para o dia 4 de abril, em Salvador. O político também revelou que, caso Lima aceite a proposta, ele e o cantor realizarão uma série de viagens pelo país como parte das articulações políticas.
A assessoria de Gusttavo Lima confirmou a participação do cantor no evento, mas fez questão de esclarecer que ele não tem intenção de tratar de questões partidárias no momento.
“A Balada Eventos, empresa que gerencia a carreira artística do cantor Gusttavo Lima, confirma sua agenda no evento de lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado à presidência do Brasil, previsto para ocorrer no dia 04/04 em Salvador (BA)”, afirmou a nota divulgada pela assessoria.
Além disso, a assessoria ressaltou que Gusttavo Lima, atualmente sem partido, está apenas oferecendo apoio a Caiado. A decisão sobre sua filiação partidária será tomada somente em 2026.
“Reconhecemos a importância da precisão e rapidez na cobertura jornalística e confiamos que esta atualização e nosso posicionamento serão incorporados imediatamente. Contamos com a sua colaboração”, completou a nota.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio