Líder do PL na Câmara diz que anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro pode ser votada ainda em março
PL acredita ter os votos necessários para garantir a aprovação do projeto

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, anunciou, nesta quinta-feira (13), que pretende apresentar, na próxima reunião de líderes da Casa, agendada para a próxima quinta-feira (20), o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Caso a proposta seja inserida na pauta, ela pode ser votada entre os dias 24 e 28 de março.
“Eu estou com muita esperança que, na próxima semana, a gente possa apresentar o pedido de inserção na pauta. Acho que na próxima semana a gente tem novidades“, disse o deputado.
O PL acredita ter os votos necessários para garantir a aprovação do projeto. O projeto de lei, que requer a maioria dos votos na Câmara dos Deputados, passará por uma segunda etapa no Senado, onde também precisará ser aprovado pela maioria dos 81 senadores.
Se aprovado, o projeto seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso o presidente vete a proposta, o Congresso terá a possibilidade de derrubar o veto. O partido, vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, já tem a certeza de que a maioria na Câmara apoia a proposta.
O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente do Partido dos Trabalhadores, já afirmou que a base governista irá trabalhar para barrar uma eventual votação da proposta no Senado.
A proposta de anistia também inclui dispositivos que podem permitir a habilitação do ex-presidente Bolsonaro, atualmente inelegível devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a eleição presidencial de 2026. O projeto ainda aguarda a análise de uma comissão especial na Câmara, que deve avaliar o texto antes de sua tramitação.
Pesquisa Datafolha mostrou rejeição à anistia
Como mostrado pelo Portal M!, uma pesquisa do Datafolha divulgada em 18 de dezembro do ano passado, mostrou que 62% dos brasileiros são contra a concessão de anistia aos participantes dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados se manifestaram a favor da medida, enquanto 5% disseram não saber e 1% se mostrou indiferente.
Segundo o Datafolha, o apoio à anistia se mostrou maior entre homens, com 37% favoráveis, enquanto 59% rejeitaram a medida. Entre as mulheres, 29% defenderam a anistia e 64% optaram pela punição dos envolvidos nos atos.
A pesquisa também revelou que grupos específicos apresentam maior apoio à medida, como eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) (45%), assalariados sem registro (38%), empresários (37%) e evangélicos (37%). Por outro lado, a maior rejeição à anistia veio de grupos que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (72%), funcionários públicos (68%), estudantes (68%) e desempregados (67%).
Bolsonaro e PL buscam aprovação antes das eleições
Na quarta-feira (12), Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, se reuniram em público e discutiram a aprovação do projeto de anistia até as eleições de 2026. Durante o encontro, Bolsonaro afirmou que a anistia é uma das principais prioridades do PL.
“O PL da Anistia para nós é uma prioridade. Todos os partidos, com exceção da esquerda, estão do nosso lado, ou muito favoráveis“, declarou o ex-presidente.
O encontro entre Bolsonaro e Costa Neto ocorreu após um período de mais de um ano sem comunicação entre ambos, imposto por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no contexto da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio