Alcolumbre vai pedir cassação de Gayer após polêmica sobre ‘trisal’ com Gleisi e Lindbergh
Presidente do Senado analisa acionar Conselho de Ética contra deputado federal do PL-GO por declaração polêmica nas redes sociais

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou que entrará com uma ação judicial contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e pedirá sua cassação no Conselho de Ética da Câmara. O pedido ocorre após uma declaração polêmica feita por Gayer em suas redes sociais, na qual insinuou que Alcolumbre formaria um “trisal” com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e seu marido, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
A provocação surgiu após uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse ter colocado “uma mulher bonita” na articulação política para melhorar a relação com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre.
Alcolumbre avalia representação contra Gayer
Em conversa com jornalistas, Alcolumbre confirmou que estuda “fortemente” a possibilidade de formalizar uma representação contra o deputado no Conselho de Ética. Segundo ele, a declaração ultrapassou os limites da liberdade de expressão.
“Estou avaliando com os advogados, analisando a representação sobre a fala do deputado federal em relação ao episódio que envolve um deputado federal, um senador da República e uma ministra de Estado”, afirmou o presidente do Senado.
Questionado se as declarações poderiam ser interpretadas como liberdade de expressão, Alcolumbre rebateu: “O que está dificultando no Brasil é que as pessoas agridem as outras sem considerar o que estão favorecendo. Isso está dificultando o país”.
PT também acionará Conselho de Ética
Além de Alcolumbre, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que também entrará com uma representação contra Gayer no Conselho de Ética da Câmara e levará o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR). Lindbergh Farias, líder da bancada do PT na Câmara, classificou Gayer como “canalha”, “assassino” e “esgoto” em publicação no X (antigo Twitter).
Gleisi Hoffmann também se manifestou em defesa do presidente Lula e condenou os ataques, que chamou de “canalhas, misóginos e machistas”. “Oportunistas tentam desmerecer o presidente Lula. Gestos são mais importantes que palavras”, declarou a ministra.
Gayer nega intenção de ofender
Após a repercussão negativa, Gustavo Gayer declarou que “jamais quis ofender ou depreciar” Alcolumbre e afirmou que suas críticas eram direcionadas ao presidente Lula.
“Caso o presidente Alcolumbre tenha se sentido ofendido, quero deixar bem claro que minhas críticas não se referiam a ele, mas sim ao chefe do Poder Executivo em razão de sua atitude desrespeitosa para com uma de suas ministras”, afirmou o deputado.
Sóstenes classifica declaração como ‘infeliz’
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, também comentou o episódio e classificou a declaração de Gayer como “infeliz”. Segundo Sóstenes, o próprio Gayer reconheceu o erro e apagou a publicação.
“Admito que essa manifestação sobre o trisal foi infeliz. Ele errou. Não só eu admito, como o próprio Gayer. Ele apagou o post e fez uma nota para explicar. Nós acabamos de conversar e ele me disse: ‘Não fui feliz na construção do texto e apaguei’. Ele mesmo assume”, afirmou Sóstenes em entrevista ao jornal O Globo.
Apesar do reconhecimento do erro, o líder do PL afirmou que o partido não tomará nenhuma providência contra Gayer. “Aqueles que se sentiram ofendidos devem buscar o Conselho de Ética da Câmara e a Justiça”, concluiu.
Desdobramentos no Conselho de Ética
Com as representações anunciadas por Alcolumbre e pelo PT, o caso agora deverá ser analisado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Se aceita a denúncia, Gustavo Gayer poderá enfrentar punições que vão desde advertência até a cassação do mandato.
A expectativa é que o caso ganhe novos capítulos nos próximos dias, acirrando ainda mais os embates entre governo e oposição no Congresso Nacional.
Mais Lidas
Política
PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana
Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça