Salvador supera expectativas no Carnaval de 2025: 8 milhões de foliões e redução no número de ocorrências
Prefeito disse que festa deste ano está mais tranquila e com poucos problemas operacionais

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) fez um balanço positivo, na manhã desta segunda-feira (3), dos primeiros quatro dias do Carnaval de Salvador, destacando o aumento de foliões e o sucesso das operações logísticas. Segundo ele, apesar de alguns contratempos, como o atraso no primeiro bloco na Barra-Ondina, a organização do evento segue dentro dos padrões esperados. O prefeito ainda destacou a grande demanda de foliões para o Circuito Barra-Ondina e a melhoria no transporte público, que passou a atender um número maior de pessoas, garantindo a mobilidade durante o evento.
Aumento da participação e expectativa para recordes
Ao analisar os números, Bruno Reis, em entrevista para o Portal M!, afirmou que o Carnaval de 2025 já registrou quase 8 milhões de foliões no acumulado dos primeiros dias, com a expectativa de que o número total chegue perto dos 12 milhões de participantes.
“Quando a gente vai para os números, já estamos chegando a quase oito milhões de foliões nos quatro dias, no acumulado. Os números deste ano vão superar os números do ano passado. Ao todo, foram 10 milhões e 800 mil nos 6 dias de festa. A nossa expectativa é que possa chegar perto da casa de 12 milhões de foliões”, disse Bruno.
Ele também destacou a redução de ocorrências policiais e a demanda por serviços de saúde, o que demonstra que o evento está sendo realizado de forma mais tranquila e segura, em comparação aos anos anteriores.
“Os números, tanto de procura por nossas unidades de saúde quanto de ocorrências policiais registradas pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda do Carnaval, tiveram redução. Portanto, mostrando um Carnaval mais tranquilo, o Carnaval com muita alegria. A diversão está imperando. Quando a gente compara, em especial, o ano passado com 2023, quando a gente retomou o pós-pandemia, é um Carnaval com muito menos problemas operacionais”, disse o prefeito ao Portal M!.
Sucesso do Centro Histórico e Circuito Batatinha
Outro destaque do prefeito foi o sucesso do Carnaval do Centro Histórico, com o Circuito Batatinha registrando um número recorde de 164 mil pessoas. Este circuito, tradicional e cultural, tem atraído cada vez mais foliões, e o prefeito apontou a importância de valorizar o Carnaval de rua, sem perder de vista a necessidade de promover ações que estimulem o turismo e a cultura local.
“Ontem, batemos recordes de participação de pessoas lá no Carnaval do Centro Histórico do Circuito Batatinha. 164 mil pessoas passaram pelos portões lá. Lá tinha um furdunço, que é uma ação que a Prefeitura faz. Atraiu muita gente para valorizar o Carnaval tradicional, o Carnaval cultural da nossa cidade”, disse Bruno Reis.
‘Rivalidade’ com São Paulo
Em uma conversa descontraída, Bruno Reis ainda fez uma análise mais informal sobre o título de “maior Carnaval do mundo”, sugerindo que os números do evento de Salvador estão no mesmo nível de outros grandes carnavais do Brasil e do mundo. Ele mencionou comparações com os carnavais do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, destacando que, no Centro Histórico de Salvador, o número de participantes foi superior ao de muitos outros eventos, incluindo aqueles de grandes cidades como Lima.
“Mas, gente, é evidente. Acho que a imagem é do… Não quero falar do Carnaval dos outros, mas hoje que você tem lá no Rio de Janeiro, em São Paulo também, e você tem lá em Pernambuco, o maior é o de Lima. A gente tem o nosso Carnaval no Centro Histórico, ontem, que foi maior do que o deles”, comparou o prefeito ao Portal M!.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Sonho sem investimento é mera ilusão

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo
Jerônimo Rodrigues (PT) participou do encerramento do congresso Cenários & Tendências, evento voltado para setor em Feira de Santana

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão