Fiocruz pede aval ao Ministério da Saúde para produzir vacina contra dengue
Ministra já havia sinalizado que negociações com a Takeda estavam em andamento

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) submeteu ao Ministério da Saúde um pedido para firmar um acordo de transferência de tecnologia da vacina contra a dengue Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda. O objetivo é permitir que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à Fiocruz, possa produzir o imunizante no Brasil, ampliando a oferta de vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa fortalecer a campanha nacional de vacinação contra a dengue. As informações são da Agência Brasil.
Em nota oficial, a Fiocruz confirmou que o pedido já foi formalizado e encaminhado ao Ministério da Saúde, que agora deve avaliar a proposta. “Mais informações poderão ser detalhadas após a avaliação da proposta encaminhada”, disse a fundação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, já havia sinalizado em março (2024) que as negociações entre a Fiocruz e a Takeda estavam em andamento.
O acordo proposto segue o modelo de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que foi criado em 2014 com o objetivo de reduzir a dependência do Brasil em produtos estratégicos e ampliar o acesso da população a medicamentos no SUS. Essa mesma estratégia foi utilizada durante a pandemia de Covid-19, quando a Fiocruz fez um acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a produção nacional da vacina contra o coronavírus.
A transferência de tecnologia envolve quatro etapas, incluindo a avaliação do pedido pelo Ministério da Saúde e a absorção da tecnologia por Bio-Manguinhos. No entanto, o presidente da Takeda, José Manuel Caamaño, alertou que esse processo pode ser demorado. “Não se faz em um, dois anos, é um processo de mais longo prazo”, afirmou o executivo.
A vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, é a primeira a ser utilizada em larga escala contra a dengue no Brasil. Estudos clínicos demonstraram que o imunizante possui uma eficácia de 80,2% para evitar infecções e de 90,4% para prevenir casos graves da doença. O imunizante foi incorporado ao SUS em 2023, e uma campanha nacional de vacinação começou em março de 2024.
Devido à alta demanda e à limitação de doses, a campanha de vacinação deste ano foi direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, a faixa etária com maior número de hospitalizações pela doença após os idosos. Além disso, a distribuição foi restrita a municípios com população superior a 100 mil habitantes e alta incidência de dengue.
Para 2024, o governo brasileiro firmou contrato para a aquisição de mais 9 milhões de doses da Qdenga. Paralelamente, o Instituto Butantan está em fase final de testes para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a dengue, de dose única, que apresentou 67,3% de eficácia contra infecções e 89% contra casos graves. O pedido de aprovação deve ser enviado à Anvisa ainda este ano.
Redação
Mais Lidas
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Saúde
Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos em Salvador até 25 de abril
Últimas Notícias

Joelma estreia no São João de Serrinha e Coité Folia divulga primeira atrações
Cantora paraense se apresentará pela primeira vez na cidade, que também terá shows de Nattan e Calcinha Preta

Ministério da Fazenda sofre revés e Flamengo evita prejuízo com patrocínio da Pixbet
Contrato entre empresa e time carioca, fechado em 2023, prevê pagamentos de R$ 470 milhões até 2027

Camaçari: STF derruba trava no orçamento e Caetano conquista segunda vitória na justiça
Decisão representa segunda vitória judicial do prefeito contra tentativa de vereadores limitar autonomia da gestão petista

Vinícius faz apelo à Bahia e ao Nordeste para escapar do paredão acirrado contra Renata
Quer ajudar o baiano ficar no BBB 25? Vote em Renata; resultado acontece neste domingo (13)

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda