Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus do núcleo golpista apresentarem defesa no STF
Após apresentação das defesas, processo avançará para fase de instrução criminal, quando serão colhidos depoimentos de testemunhas de defesa e acusação

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu oficialmente, nesta sexta-feira (11), a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por participação na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. A Primeira Turma da Corte havia recebido a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em sessão realizada em 26 de março. O ministro Alexandre de Moraes será o relator do processo. As informações são da Agência Brasil.
No julgamento, os ministros entenderam que os fatos apontados pela acusação caracterizam crimes e que há indícios suficientes de autoria por parte dos denunciados. A publicação do acórdão nesta sexta marcou o início formal da ação penal.
Moraes determinou a citação dos réus, que terão o prazo de cinco dias para apresentar defesa prévia, com a possibilidade de indicar testemunhas e provas.
Além de Bolsonaro, os demais réus são: o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o general da reserva Augusto Heleno; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.
Processo seguirá para fase de instrução criminal após defesa prévia
Após a apresentação das defesas, o processo avançará para a fase de instrução criminal, quando serão colhidos os depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, produzidas provas periciais e documentais, e poderão ser realizadas diligências para esclarecimentos adicionais. Essa etapa é considerada fundamental para consolidar os elementos que embasarão a decisão final.
Concluída a instrução, o ministro relator vai elaborar um relatório com os principais pontos do processo e preparará seu voto, que poderá sugerir a condenação ou a absolvição dos acusados. Não há prazo fixado para a elaboração do relatório ou do voto. A liberação do processo para julgamento também ficará a cargo de Moraes.
A definição da data do julgamento será feita pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Na sessão, o relatório será lido e as partes terão uma hora para fazer suas sustentações orais. Como há mais de um réu, o tempo de fala da acusação poderá ser ampliado.
PGR pede até 43 anos de prisão para Bolsonaro; limite legal é de 40 anos
Após as manifestações das partes, Moraes lerá seu voto e será seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Caso haja condenações, o colegiado também definirá as penas, respeitando o limite legal de cumprimento de até 40 anos de prisão no Brasil.
A PGR atribui a Bolsonaro os crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio e participação em organização criminosa armada. A soma das penas sugeridas para o ex-presidente pode chegar a 43 anos de prisão.
A ação penal representa uma das etapas mais avançadas do inquérito que apura os atos antidemocráticos de 2022 e deverá ter desdobramentos relevantes para os demais envolvidos nas investigações conduzidas pelo STF e pela PGR.
Bolsonaro rejeita redução de penas e pede anistia ampla
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, na última quinta-feira (10), que não está interessado na redução de pena para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, mas sim na anistia ampla, geral e irrestrita. A fala durante participação em evento organizado por um grupo de advogados de direita, críticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Judiciário.
Bolsonaro se referiu ao voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no julgamento que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado, como um marco na articulação política. Segundo o ex-presidente, o discurso de sua esposa, Michelle Bolsonaro, durante manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, teve impacto sobre o magistrado.
“Agora, tivemos um ponto de inflexão. Enchendo a bola da minha esposa aqui, que falou muito bem na Paulista, dirigindo-se ao ministro Fux. Ali, no meu entender, foi uma fissura que apareceu. Um outro lado que parecia impossível. A modulação não nos interessa. Redução de penas não nos interessa. O que nos interessa, sim, é anistia ampla, geral e irrestrita”, disse Bolsonaro aos convidados.
Redação
Mais Lidas
Política
ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Últimas Notícias

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase

Lucas Braga brilha no fim e Vitória arranca empate contra o Fluminense no Maracanã
Time baiano não perde há três jogos e alcançou os cinco pontos na tabela

Papa Francisco: Lula decreta sete dias de luto e políticos baianos homenageiam legado do pontífice
Papa morreu nesta segunda-feira (21) após uma série de complicações respiratórias

Resumo BBB 25 de domingo (20/4): Vitória Strada é eliminada com 54% dos votos e Renata, João Pedro e Guilherme vão à final
Final do programa está oficialmente formada por Guilherme, João Pedro e Renata

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Jorge Mario Bergoglio assumiu papado em março de 2013 e adotou nome Francisco em referência a São Francisco de Assis

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil