Por unanimidade, STF torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe de Estado

Após a decisão, Bolsonaro classificou as acusações como graves e infundadas


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 26/03/2025 16:01 • Política
Por unanimidade, STF torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe de Estado - Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (26), por unanimidade, aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados.

O grupo responderá criminalmente por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Com a decisão, os acusados passam à condição de réus e serão processados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam o relator, Alexandre de Moraes, que defendeu a abertura do processo.

Havia justa causa para a instrução do processo contra Bolsonaro e aliados“, afirmou Moraes. Durante o julgamento, os magistrados reforçaram que esta etapa marca apenas o início da tramitação da ação penal.

Aliados também se tornam réus

Além do ex-presidente, foram tornados réus Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Alexandre Ramagem (deputado e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro).

Os denunciados responderão por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Com a abertura da ação penal, inicia-se a fase de instrução, que inclui oitivas e diligências requeridas pela acusação e defesa. Somente ao fim dessa etapa, será marcada a sessão de julgamento, quando os ministros decidirão sobre a condenação ou absolvição dos réus.

Bolsonaro rebate acusações

Após a decisão, Bolsonaro classificou as acusações como “graves e infundadas“. Ele criticou o governo atual e os ministros do STF, além de relembrar sua gestão. O ex-presidente não acompanhou o julgamento presencialmente no STF, optando por assistir no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Antes do pronunciamento, afirmou estar “feliz” em rever a imprensa. “Vivemos um momento de intranquilidade no Brasil, por causa da criatividade de alguns“, disse, lendo um texto.

Espero botar um ponto final nisso aí. Parece que tem algo pessoal contra mim e as acusações são muito graves, são infundadas“.

Bolsonaro negou envolvimento com os atos de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos Três Poderes foram depredados em Brasília.

Uma das acusações é a de destruição de patrimônio. Só se for por telepatia“, disse, lembrando que estava nos Estados Unidos na data. “Eu fiz um vídeo pedindo para que eles desmobilizassem. Eu não tinha intenção nenhuma de parar o Brasil, criar o caos“.

O ex-presidente também questionou a ausência de uma live feita por ele em 30 de dezembro de 2022 nos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes. Disse que não participou de articulações para um golpe e que seguiu as regras democráticas. “Sabemos dar valor à liberdade”, afirmou.

Bolsonaro voltou a criticar o sistema eleitoral brasileiro e defendeu o voto impresso. “Não sou obrigado a confiar e acreditar num programador“, declarou. “Na Venezuela, só foi possível detectar fraude no ano passado com o voto impresso“.

Ele também atacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o pleito de 2022. “Durante as eleições de 2022, o TSE jogou pesado contra eu e a favor do Lula (…) E mais grave ainda: o TSE fez uma campanha massiva para jovens tirarem os títulos“, disse, alegando que a maioria dos eleitores de 16 a 18 anos vota na esquerda.

Redação

Redação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta -
BBB 25 17/04/2025 às 19:03

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta

Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público


Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada -
Cidades 17/04/2025 às 19:03

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada

Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária


Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026 -
Política 17/04/2025 às 18:12

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026

Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo


Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M! -
Cultura 17/04/2025 às 17:21

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!

Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer


Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães -
Política 17/04/2025 às 16:30

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães

Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária


RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip -
Cidades 17/04/2025 às 15:39

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip

Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada


Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante -
Esporte 17/04/2025 às 14:48

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante

Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas


Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas -
Cidades 17/04/2025 às 13:57

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas

Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes


Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador -
Cidades 17/04/2025 às 13:06

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador

Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa


Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS -
Cidades 17/04/2025 às 12:15

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS

Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados