“Jerônimo insiste em fazer politicagem com a segurança pública”, diz Capitão Alden
Declaração ocorre após Jerônimo Rodrigues (PT) postar vídeo falando sobre a segurança pública da Bahia
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) criticou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após o pronunciamento do petista sobre a situação da segurança pública no estado. Em vídeo publicado nas redes sociais, Jerônimo reafirmou o compromisso de sua gestão no combate à violência, principalmente contra o crime organizado e o tráfico de drogas.
No entanto, Alden, que é membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, acusou o governador de “politicagem” e destacou que o governo mantém uma “gestão fantasiosa” ao lidar com o aumento da criminalidade.
“Jerônimo insiste em fazer politicagem com a Segurança Pública. Os dados negativos da Segurança Pública ele finge ter amnésia, mas fazer maquiagem com um tema sério tem sido sua principal habilidade”, disse Alden.
O deputado destacou os números da violência no estado, que, segundo ele, foram ignorados pelo governador. “A própria Secretaria Nacional de Segurança Pública, sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública, aponta que a Bahia destoa do resto do Brasil e se consolidou como o estado mais violento. Só no primeiro semestre deste ano, tivemos 2.087 homicídios dolosos, uma média de 11 assassinatos por dia. O grupo político de Jerônimo aponta o desastre que ele tem feito na Segurança Pública”, declarou.
Além disso, Alden pontuou que, segundo o Monitor da Violência, a Bahia é o estado com mais mortes violentas pelo quinto ano consecutivo. Em 2023, o estado registrou 4.848 mortes violentas, o que representa 12,2% dos casos no Brasil.
“A Bahia é o estado mais violento do país há cinco anos. Ao longo de 2023, registramos uma média de 404 assassinatos por mês, e Jerônimo segue ignorando esses números”, alfinetou o parlamentar.
Pronunciamento de Jerônimo
O governador Jerônimo Rodrigues, por sua vez, se pronunciou na segunda-feira (21) para reafirmar o compromisso de seu governo no combate à criminalidade, destacando os esforços das forças policiais para enfrentar o crime organizado e o tráfico de drogas.
“Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência que coloque em risco a segurança da nossa sociedade. A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade”, declarou o governador.
Jerônimo também criticou o que chamou de “políticos oportunistas”, afirmando que esses opositores usam o tema da segurança pública para espalhar inverdades e difamar o governo.
“Infelizmente, políticos oportunistas querem fazer desse tema sério um trampolim eleitoral. Usam suas mídias para espalhar terror com inverdades, calúnias e difamações contra a nossa polícia. Exploram a dor de famílias enlutadas e tentam desmoralizar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”, disse o governador.
Jerônimo defendeu que o aumento da violência não é um problema exclusivo da Bahia, mas de todo o Brasil. Ele mencionou que já tratou do assunto em reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, buscando ampliar a integração das ações de segurança pública no país. O governador também assegurou que sua gestão continuará investindo em inteligência, tecnologia, recursos humanos e equipamentos para melhorar a segurança.
Violência na Bahia
A Bahia enfrenta uma escalada na violência, consolidando-se como o estado mais violento do Brasil pelo quinto ano consecutivo, de acordo com o Monitor da Violência. Em 2023, foram registradas 4.848 mortes violentas, o que representa 12,2% de todos os assassinatos ocorridos no Brasil, que totalizou 39.492 casos.
Nos últimos dias, a situação se agravou ainda mais com 22 homicídios registrados em Salvador e na Região Metropolitana em um período de apenas oito dias. Um dos episódios mais graves foi a chacina no bairro Sete de Abril, na capital baiana, que deixou cinco mortos. Em cidades como Camaçari e Candeias, outros nove corpos foram encontrados desovados, elevando o clima de insegurança.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
Feitos de ACM foram marcantes na ditadura e na democracia, avalia Paulo Fábio Dantas
Em entrevista exclusiva ao Portal M!, cientista político revela motivações para escrever 2º livro sobre trajetória política do ex-senador
Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP
Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo