Após meses de tensão entre poderes, Dino libera emendas com novas exigências de transparência
Congelamento dos recursos havia represado cerca de R$ 25 bilhões do Orçamento da União

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (2) a retomada do pagamento das emendas parlamentares. Os recursos estavam bloqueados desde agosto, quando o magistrado determinou que o Legislativo deveria cumprir critérios de transparência e rastreabilidade. As informações são do Metrópoles.
O congelamento dos recursos havia represado cerca de R$ 25 bilhões do Orçamento da União. Com a nova decisão, os parlamentares terão de seguir uma série de regras para viabilizar a liberação.
Entre as exigências estão a identificação dos responsáveis nas emendas de relator (RP 9) e de comissão (RP 8), além da apresentação de um plano de trabalho prévio para as chamadas emendas Pix. Para emendas anteriores a 2025, haverá um prazo de 60 dias para que eventuais planos de trabalho ausentes sejam apresentados. As emendas de bancada precisarão ser individualizadas, e todas as futuras transferências exigirão planos detalhados e contas específicas.
Impacto no Congresso
A decisão deve destravar as votações no Congresso Nacional, onde parlamentares aguardavam a liberação das emendas para avançar em pautas prioritárias. A retomada dos pagamentos é considerada essencial para o andamento de temas importantes, como os projetos orçamentários.
Em sua decisão, Flávio Dino destacou a gravidade da ausência de rastreabilidade nos recursos anteriores. Ele mencionou que bilhões de reais do dinheiro público foram utilizados sem documentos que comprovassem sua destinação ou origem.
O ministro também afirmou ser “pouco crível que a execução de bilhões de reais do dinheiro público tenha se dado sem ofícios, e-mails, planilhas, ou que tais documentos existiram e foram destruídos no âmbito dos Poderes Legislativo ou Executivo”.
O desbloqueio ainda precisa ser referendado pelo plenário do STF.
Agenda apertada
O mês de dezembro será decisivo para o Congresso, que terá de votar pautas como a revisão de gastos públicos e os dois projetos que compõem o orçamento: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Em paralelo, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) apresentou uma proposta que estabelece normas para garantir a transparência e a rastreabilidade das emendas. A iniciativa foi aprovada na Câmara dos Deputados em novembro, trazendo algumas das regras agora confirmadas pelo STF.
Redação
Mais Lidas
Política
Deputado do PL pede desculpas após desejar morte de Lula: ‘Exagerei na fala’
Últimas Notícias

Adelmário Coelho celebra 30 anos de carreira e revela preparação especial para São João 2025
Ao programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), artista afirmou que cuidado com saúde é essencial para aguentar maratona de shows

Denúncias, escândalos e articulações: saída de Juscelino Filho é 10ª troca de ministros no governo Lula; relembre
Primeira saída registrada no atual governo foi em abril de 2023, com retirada de Gonçalves Dias do comando do GSI

Revisão da vida toda: STF define que aposentados não vão pagar custos nem devolver valores ao governo
Decisão estabelece marco temporal para pagamentos realizados sob antiga tese, encerrando possibilidade de reembolso ou cobrança de valores pagos

Simm oferece 52 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta sexta-feira; saiba como se inscrever
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Conselho de Medicina Veterinária cria comissão para ampliar articulação com Congresso Nacional
Comissão reúne médicos-veterinários para acompanhar e qualificar a atuação legislativa do Sistema CFMV/CRMVs

Setor de serviços da Bahia sobe pelo 2º mês seguido; veja setores em destaque
Crescimento de 16,1% nos serviços profissionais, administrativos e complementares foi principal responsável pela alta no volume geral de serviços

Tragédia em Nova York: helicóptero com turistas cai no rio Hudson e deixa seis mortos
Aeronave havia realizado cinco voos antes do acidente

Fórum de Oncologia debate desafios do SUS e destaca Hospital Aristides Maltez como referência nacional
Visitantes conheceram memorial dedicado ao professor Aristides Maltez e a unidade de Oncopediatria

Bahia Farm Show 2025 promete bater recordes e movimentar vários setores da economia local
Evento, que ocorre entre os dias 9 e 14 de junho, vai além da exposição de inovações no campo, movimentando segmentos como hotelaria, transporte e alimentação

‘Na Avenida 7’: websérie mostra histórias invisibilizadas de mulheres negras no comércio de Salvador
Narrativa é construída a partir da perspectiva de três mulheres negras que compartilham suas rotinas, desafios e relações com o território