‘Na Avenida 7’: websérie mostra histórias invisibilizadas de mulheres negras no comércio de Salvador
Narrativa é construída a partir da perspectiva de três mulheres negras que compartilham suas rotinas, desafios e relações com o território

O cotidiano de trabalhadoras da Avenida Sete de Setembro, importante eixo comercial de Salvador, é tema da websérie ‘Na Avenida 7‘, produção dividida em três episódios que busca apresentar a vivência de quem trabalha diariamente na região central da capital baiana. A narrativa é construída a partir da perspectiva de três mulheres negras que compartilham suas rotinas, desafios e relações com o território.
Em entrevista ao Portal M!, o documentarista baiano Léo Veneza explicou a motivação por trás da criação da websérie e afirmou que o projeto é resultado de uma trajetória dedicada a registrar culturas e personagens de territórios populares da cidade de Salvador. A nova produção acompanha o cotidiano de três trabalhadoras da Avenida Sete de Setembro.
“Minha inspiração para esse projeto nasce do desejo de documentar a cultura de Salvador que está presente nos territórios populares. Esse impulso, essa vontade, me levam especialmente a focar em narrativas e personagens que costumam ser invisibilizados no cotidiano da própria cidade”, afirmou o diretor.
De acordo com ele, a proposta é uma continuidade de trabalhos anteriores e é fruto de uma “materialização” de um desejo de carreira e de vida. “Começou lá com a série Feirantes da Bahia, que gravei com os trabalhadores da Feira de São Joaquim, e que agora eu dou novos contornos, trazendo para a Avenida 7 e contando histórias de mulheres que ajudaram a construir, com seu trabalho, o comércio da Avenida.”
Para Léo Veneza, o processo de produção da websérie foi marcado pela convivência com as personagens e pela escuta das formas como elas ressignificam o espaço urbano e o trabalho.
“O que mais me marcou durante esse processo foi a convivência com essas mulheres incríveis. Apesar das dificuldades que elas enfrentam no contexto do trabalho informal, elas ressignificam esse espaço como um lugar de força, cuidado e manutenção da saúde mental”, pontuou.
Trabalho como expressão de identidade e cuidado
Ao acompanhar a rotina de Edna, Nalvinha e Lívia, o diretor percebeu que o trabalho exercido por elas ultrapassa o conceito de sobrevivência. As entrevistas revelam dimensões mais profundas da relação com o ofício, o espaço e a coletividade que se forma entre as trabalhadoras da Avenida Sete.
“O trabalho para elas é para além da sobrevivência, né? É uma expressão de identidade, de autonomia, de prazer. Então, Nalvinha, Edna e Lívia utilizam daquele espaço não só para subsistência, mas também para a sua saúde mental, para a convivência com outras pessoas e para se sentir viva, isso chamou muito a minha atenção”, destacou.
O diretor observou que essas dimensões se tornam ainda mais relevantes diante das transformações enfrentadas na região. A Avenida Sete, segundo ele, passa por um momento de declínio econômico, o que impacta diretamente quem vive do comércio local.
Declínio da Avenida Sete e resistência cotidiana
A percepção de decadência do espaço comercial tradicional apareceu nos relatos das protagonistas da série, especialmente em função das mudanças no comportamento de consumo e no avanço das vendas digitais. Apesar disso, Veneza destaca a permanência de laços afetivos e da criatividade das personagens.
“Mesmo com isso tudo, as personagens trouxeram também que a Avenida Sete vive um momento de declínio por conta das transformações no consumo, do comércio, da internet. Ainda assim as histórias revelam uma resistência, uma criatividade, um afeto que é muito presente em todo discurso quando elas trazem nas entrevistas e nos episódios que vão estar disponíveis a partir de semana que vem”.
Lançamento entre os dias 14 e 16 de abril
A websérie será lançada com três episódios entre os dias 14 e 16 de abril, com exibições às 19h30 nos perfis oficiais do projeto no Instagram e no YouTube. A produção é financiada pela Lei Paulo Gustavo e realizada pelo Núcleo de Audiovisual do #QuilomboDiMaria em parceria com a TRINTAE3 Conteúdos.
A exibição dos episódios será realizada nos dias 14, 15 e 16 de abril, sempre às 19h30, por meio dos perfis oficiais da websérie no Instagram (@navenida7) e no YouTube. A divulgação também conta com o apoio da página @Salvadorparaomundo, que atua na promoção de conteúdos voltados à cidade de Salvador. A estratégia de distribuição visa ampliar o alcance das histórias contadas na série.
A idealização do projeto partiu de Catarina Teles, que uniu sua vivência pessoal na Avenida Sete à pesquisa sobre relações de trabalho.
“Quis unir essa vivência pessoal a uma das minhas grandes inquietações: entender como as pessoas se relacionam com o trabalho. Na Avenida 7 é esse encontro entre memória, pesquisa e escuta sensível”, afirmou a criadora.
A produção é financiada por recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura da Bahia e do Ministério da Cultura do Governo Federal. A iniciativa integra uma série de ações voltadas ao fortalecimento da cultura audiovisual na Bahia, com foco em narrativas locais e protagonismo de grupos historicamente sub-representados.
Confira o trailer:
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia