AL-BA aprova, por unanimidade, criação da Bahia Filmes
Vinculada à Setur-BA, empresa audiovisual visa fortalecer cenário cultural e socioeconômico

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (26), o projeto de Lei 25.532/2024, oriundo do governo estadual que prevê a criação da Bahia Filmes – Companhia de Audiovisual do Estado. Com o objetivo de abrir novas possibilidades de desenvolvimento cultural e econômico, o modelo é inspirado em produtoras como a SPCine e a Ceará Filmes, instituídas em leis de iniciativa dos respectivos governos estaduais.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT), relator do texto, comemorou a aprovação e disse se tratar de uma reivindicação histórica. O petista ainda citou a indicação apresentada pela deputada Olívia Santana (PCdoB) há 2 anos, com intenção semelhante.
“Uma iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues, que compreendendo claramente a necessidade de uma terra onde pulsa a cultura de ter uma empresa para fomentar, para apoiar, para desenvolver esse segmento cultural”, afirmou Galo.
Agora, a matéria segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que constava como um de seus compromissos desde o ano de 2022. Vinculada à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), a Bahia Filmes será constituída como uma empresa de economia mista. Ou seja, a companhia contará com um tipo de sociedade que reúne capital privado e público, para atuar na contribuição da identidade cultural através do cinema.
Segundo a secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, a companhia será um catalisador da cadeia produtiva do audiovisual no Estado. “A empresa vai potencializar a indústria do cinema e vídeo que tanto contribui para a sedimentar e dar visibilidade à nossa riqueza histórica e cultural, fomentando produções no Estado e impulsionando o que aqui é produzido”, completou.
Atividades na AL-BA
Ainda nesta terça, o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), anunciou o requerimento de urgência do líder do governo na Casa, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), para a tramitação do PL 25.565. O projeto pretende promover a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana, no trecho Calçada – Comércio. No entanto, essa proposta altera a Lei nº 13.194 e inclui as obras para o VLT na autorização para a contratação de operação de crédito da ordem de R$ 800 milhões.
Inicialmente, o regime de tramitação foi aprovado sem contestação. Porém, quando Adolfo anunciou um segundo requerimento de urgência, o líder da oposição na AL-BA, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), solicitou a verificação de quórum de votação. Assim, Rosemberg sugeriu a inversão de pauta para apreciar antes os dois projetos que eram consensuais, que foram atendidos.
Os parlamentares também deram aval para a doação de terreno para o programa Minha Casa Minha Vida. Conforme o parecer oral do deputado Robinson Almeida (PT), o PL 25.534 autoriza o Poder Executivo a doar uma porção de nove mil metros quadrados ao programa federal. O petista ainda destacou que a iniciativa deve movimentar a economia baiana, a partir da reorganização urbana do ponto de vista social.
No fim do plenário, foi feito o anúncio de outro acordo de dispensa de formalidades, apresentados pelo deputado Euclides Fernandes (PT) e por Olívia Santana. A proposta de dar o Título de Cidadão Baiano ao Mestre Curió foi retirada de pauta pela segunda vez consecutiva, já que Alan Sanches retirou a sua assinatura do acordo.
As divergências em relação à concessão de títulos honoríficos fez Rosemberg Pinto declarar que, nas próximas votações, deverá pedir observância da prescrição regimental de aprovação com um mínimo de 32 votos favoráveis em pleito secreto.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco

Jaques Wagner descarta acordo e diz ser contra anistia do 8 de Janeiro ‘em qualquer hipótese’
Proposta teve requerimento de urgência protocolado na Câmara dos Deputados

Pedro Tavares elogia ações rápidas de Valderico e Débora em Ilhéus e Lauro: ‘exemplo de nova política’
Deputado do União Brasil destaca mudança de postura, obras em andamento e ações para reorganizar cidades baianas

Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Neste artigo, Gerson Brasil analisa os impactos da guerra tarifária global no consumo, nas desigualdades sociais e na resistência ao modelo assistencialista

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana
Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório