Mais Médicos abre 2.279 novas vagas e reforça atendimento no Brasil; veja quem pode participar
Com expansão, programa contará com um total de 28 mil profissionais distribuídos por diversas regiões do país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta segunda-feira (17), a criação de 2.279 novas vagas para o programa Mais Médicos, com o objetivo de expandir a presença de médicos no Brasil e melhorar a qualidade da atenção primária à saúde. Com a expansão, o programa contará com um total de 28 mil profissionais distribuídos por diversas regiões do país, com previsão de que as novas vagas comecem a ser preenchidas em maio, após os processos seletivos.
Vagas imediatas e adesão dos municípios ao programa
O novo edital do programa oferece 1.296 vagas imediatas, com 3.475 municípios tendo a oportunidade de manifestar interesse em ampliar o número de médicos em suas localidades. Para que os municípios possam participar, eles têm até o dia 24 de março para formalizar sua adesão ao programa.
Embora o ministério ainda não tenha divulgado a lista completa das cidades contempladas, já foi confirmado que a região da Amazônia Legal terá a alocação de 473 vagas, refletindo o compromisso do governo em fortalecer o atendimento em áreas mais afastadas e carentes de profissionais.
Além das vagas imediatas, o programa também estabelecerá um cadastro de reserva de 3 mil vagas, permitindo que o governo preencha com agilidade qualquer lacuna que possa surgir no futuro, aumentando a flexibilidade na distribuição dos profissionais.
Mais médicos, mais atendimentos
De acordo com o ministro Padilha, a ampliação do programa Mais Médicos está diretamente alinhada com a prioridade do governo em reduzir o tempo de espera para atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Padilha, o fortalecimento da atenção primária à saúde é essencial para diminuir a sobrecarga nas especialidades e agilizar o acesso da população aos cuidados médicos.
“Sabemos que a presença desses médicos do Mais Médicos reforça muito essa equipe, como mostram várias evidências e estudos. Desde a criação do Mais Médicos, quando eu era ministro, diversas referências indicaram que a presença dos médicos do programa reduziu o encaminhamento para a atenção especializada, diminuiu os custos hospitalares e proporcionou um atendimento melhor às pessoas, mais perto de onde elas vivem. Portanto, é um salto bastante importante”, declarou Padilha.
A iniciativa está acompanhada de uma nova estratégia do Ministério da Saúde: a criação de uma sala de situação, dedicada ao monitoramento do tempo de espera para atendimentos especializados. Este grupo terá a função de qualificar os dados sobre as filas de espera e facilitar o mapeamento das principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes no SUS, buscando aprimorar a gestão de recursos e otimizar o atendimento médico.
Médicos formados no exterior
Em paralelo ao lançamento do novo edital, o ministro também participou da recepção de 402 médicos formados no exterior, que estão iniciando o 1º Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2025. Desses profissionais, apenas cinco são estrangeiros. Durante o módulo, os médicos receberão aulas sobre a legislação brasileira e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de prepará-los para atuar de forma eficiente e alinhada às normas locais.
Ao final do curso, os médicos serão submetidos a uma avaliação, onde deverão atingir uma média mínima de 50%. Aqueles que passarem na prova serão encaminhados para atuar em cerca de 180 municípios e 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena, reforçando a presença de médicos em áreas que tradicionalmente enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde de qualidade.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados