Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos
Líder crítico a ditaduras, Carter recebeu o Nobel da Paz e foi ícone dos direitos humanos
O ex-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Nobel da Paz, Jimmy Carter, morreu no último domingo (29), aos 100 anos, em sua casa na cidade de Plains, estado da Geórgia, mesma cidade onde nasceu. O anúncio da morte foi dado pelo Carter Center, acompanhado de uma nota da família do ex-presidente, na qual os filhos se despediram. A informação é da Reuters.
“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta. Meus irmãos, minha irmã e eu o compartilhamos com o mundo por meio dessas crenças comuns. O mundo é nossa família pela maneira como ele uniu as pessoas, e agradecemos por honrar sua memória continuando a viver essas crenças compartilhadas”, declarou um dos filhos do ex-presidente, Chip Carter.
Na presidência dos EUA
Jimmy Carter passou os primeiros anos de sua vida como fazendeiro de amendoim, até que se interessou pela política. Assumiu a presidência dos EUA em janeiro de 1977, permanecendo no cargo até 1981. Durante sua gestão, foi crítico a ditaduras latino-americanas, como as de Pinochet, no Chile, e a ditadura militar no Brasil. Antes de ser presidente, atuou como senador e governador de seu estado natal.
Carter governou em meio às pressões provocadas pela Guerra Fria, mercados de petróleo turbulentos e revoltas sociais sobre racismo, direitos das mulheres e o papel global dos Estados Unidos. Sua maior conquista como presidente foi o acordo de paz no Oriente Médio, mediado por ele ao manter o presidente egípcio Anwar Sadat e o primeiro-ministro israelense Menachem Begin na mesa de negociações por 13 dias, em 1978.
Entretanto, Carter enfrentou crises durante seu governo, vendo sua coalizão eleitoral se fragmentar devido à inflação de dois dígitos, filas de gasolina e uma crise diplomática com o Irã, que resultou no sequestro de 52 norte-americanos mantidos reféns por 444 dias. O momento mais sombrio de sua gestão foi quando oito americanos morreram em um resgate de reféns fracassado, em abril de 1980. Esse fato foi um dos principais motivos para sua derrota nas eleições presidenciais, entregando o cargo ao republicano Ronald Reagan.
Em um livro publicado em 2020, chamado “Diário da Casa Branca”, Carter reconheceu que poderia ter adotado uma postura menos “microgerenciadora”. “Não demorou muito para percebermos que a subestimação existia, mas naquela época não éramos capazes de reparar o erro”, declarou Carter a historiadores em 1982, revelando que tinha uma “incompatibilidade inerente” com várias pessoas de Washington.
Mesmo saindo derrotado das eleições e extremamente impopular entre os norte-americanos, ele continuou atuando politicamente por meio do Carter Center, criado por ele em 1982, responsável por desenvolver diversas ações diplomáticas ao redor do mundo. Após deixar a Casa Branca, foi reconhecido como ícone na luta pelos direitos humanos e pela democracia.
Nobel da Paz
Em 2002, Jimmy Carter foi premiado com o Nobel da Paz por seu “esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.
100 anos de vida
“Tive uma vida maravilhosa. Tive milhares de amigos. E tive uma existência emocionante, aventureira e gratificante”, declarou o ex-presidente em 2015. Carter, inclusive, é reconhecido como o ex-presidente mais longevo da história dos EUA.
Escreveu diversas obras literárias, desde uma biografia (já citada anteriormente) até livros de histórias infantis e poesias. Abertamente cristão, seu último livro foi publicado em 2018, intitulado “Faith: A Journey for All” (Fé: uma jornada para todos).
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Mundo celebra chegada de 2025 com fogos, drones e shows musicais
Kiribati e Nova Zelândia dão início às celebrações de 2025
Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Últimas Notícias
Previsões para 2025: acirramento das tensões políticas no Brasil e no mundo
Bitcoin encerra 2024 com alta de 112% e analistas apontam otimismo para 2025
Criptomoeda teve volatilidade, mas superou expectativas com valorização expressiva, impulsionada pela política dos EUA
Brasil assume presidência do Brics e lidera bloco em meio a expansão
Foco da liderança brasileira será na governança global, inclusão e integração de novos membros, incluindo uso de moedas locais
Osba anuncia sessão extra de ‘Osbrega: concerto do amor – volume 2’
Novo espetáculo acontece no próximo dia 11 de janeiro, com ingressos já disponíveis online
Marinha resgata corpo de caminhão submerso após desabamento de ponte em Tocantins
Estrutura que liga Maranhão e Tocantins desabou no dia 22, deixando 12 mortos e cinco desaparecidos
Eleições 2024: TSE aponta rejuvenescimento e aumento da diversidade entre eleitos
Dados mostram aumento significativo de jovens e mulheres em cargos políticos municipais
Petróleo fecha em alta e encerra ano praticamente estável diante de desafios globais
Mercado de energia reflete cortes na oferta, tensões geopolíticas e incertezas na recuperação econômica chinesa
Empossada prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis defende gestão transparente
Nova prefeita agradece apoio popular e promete dedicação para superar os desafios da cidade
Projeto Pôr do Som retorna ao Farol da Barra com show de Daniela Mercury e grandes nomes do Axé
Evento celebrou marcos como os 40 anos do Axé Music, os 75 anos do trio elétrico e as quatro décadas de carreira da anfitriã
WhatsApp: principais recursos lançados em 2024 e como usá-los
O que mudou no WhatsApp em 2024: novidades que facilitam o uso e a experiência
Luiz Caetano é empossado para quarto mandato como prefeito e diz que governará para ‘toda a Camaçari’
Petista destacou foco em saúde, educação e emprego, e pediu união para melhorar a qualidade de vida no município